Cursos e oficinas do Festival de Inverno
oferecem mais de 1200 vagas

Programação de shows e espetáculos de teatro e dança será definida no próximo mês

 

A2.jpg (2429 bytes)Assessoria de Ação Cultural acaba de divulgar a programação de cursos e oficinas do 31º Festival de Inverno da UFMG. O evento, que este ano será realizado de 11 a 24 de julho, em Ouro Preto, oferecerá 1210 vagas em 51 cursos e oficinas em seis áreas: Artes Cênicas, Artes Plásticas, Artes Visuais, Literatura, Música e Projetos Especiais. Crianças, jovens e adultos poderão participar de todas as áreas, com exceção de Projetos Especiais, que terá exclusivamente como público alvo jovens a partir de 16 anos, em algumas oficinas, e adultos, em outras. Segundo o professor Paulo Henrique Osório Coelho, coordenador do Festival, os eventos externos - shows musicais, espetáculos de dança e peças teatrais - só terão suas datas definidas em junho.
A programação da abertura do Festival também já foi definida, com três grandes eventos. O primeiro é um concerto beneficente em Mariana com Elisa Freixo, organista da Sé de Mariana, Coral Ars Nova, Orquestra da Escola de Música da UFMG e o professor Anor Luciano, líder do quinteto Itarratan, também da Universidade. A renda será revertida para as obras de recuperação da igreja Nossa Senhora do Carmo, destruída no início deste ano por um incêndio.

As exposições coletivas A arte brasileira sobre o papel e Artes virtuais também marcarão a inauguração do evento. Nesta última, os visitantes poderão conhecer as obras, que serão colocadas na Internet pelos próprios autores.
A relação completa dos cursos e oficinas do Festival está disponível na Internet através do endereço    www.ufmg.br. As inscrições estarão abertas no período de 21 de junho a 9 de julho, no Centro Cultural UFMG, em Belo Horizonte, e na Casa do Gonzaga, sede da Secretaria de Cultura de Ouro Preto. Os preços variam de R$ 30 a R$ 80. Mais informações pelos telefones 238-1097/1098 (BH) e 551-2628 (Ouro Preto).

 

Áreas valorizam pluralidade artística

Literatura
Tema da 31ª edição do Festival de Inverno, a questão étnica será abordada em vários cursos e oficinas da área, que oferece 150 vagas e será coordenada pela professora Eliana Lourenço de Lima Reis, da Faculdade de Letras. O objetivo é destacar manifestações culturais desconhecidas do grande público. 

Artes Visuais

Com 209 vagas, pretende estimular a formação de um novo olhar sobre o papel da imagem, que, neste final de milênio, assume importância decisiva enquanto suporte de manifestações artísticas e na difusão de informações. A área será coordenada pela professora da Escola de Belas-Artes e diretora do Centro Cultural, Beatriz Dantas.

 

Artes Cênicas
Aproximar profissionais de teatro, dança e música é o objetivo desta oficina que oferece 326 vagas. A coordenação é do professor Fernando Linhares, do Teatro Universitário.

Artes Plásticas
Sob a coordenação do professor Fabrício Fernandino, da Escola de Belas-Artes, a área será voltada para o ensino e a prática artísticas não convencionais, como instalação, performance, imagem impressa por processos alternativos, ilustração com recorte, pintura mural e arte virtual. Oferece 215 vagas.

 

Música
As oficinas desta área propõem uma ação pedagógica de informação musical direcionada para a performance, ou seja, a prática efetiva de vivência do repertório - estágio final para qualquer instrumentista em formação. O coordenador é o professor Anor Luciano Júnior, da Escola Música. Há 210 vagas. 

Projetos Especiais
Oferece 100 vagas em quatro cursos:

Produção e Marketing Cultural - Pretende preparar produtores para lidar com aspectos econômicos da produção cultural. O curso será dado por Sônia Kavantan, profissional da área de São Paulo.

Sistemas Construtivos Tradicionais - A intenção é difundir técnicas voltadas para a conservação e preservação patrimoniais. Os instrutores serão Uziel Rozenwajn, Sérgio Trópia e José Raimundo Pereira, todos da cidade de Ouro Preto.

Astronomia Básica - Popularizar o aprendizado dessa ciência é a meta do projeto, que também ensinará a construir instrumentos simples e aparelhos que permitam prever e observar fenômenos astronômicos. O curso será dado pelos professores Francisco de Borja Lopez de Prado, da UFMG, e Reinaldo Pinheiro, da Universidade Federal de Ouro Preto.

Arte e Educação - Pretende desenvolver mecanismos que facilitem a interação das diversas formas de arte com disciplinas curriculares, em especial Estudos Sociais, Matemática, Língua Portuguesa e Ciências. O instrutor será o professor mineiro Alexandrino Ducarmo, que reside em Nova Iorque.