UFMG sedia encontro de projetos
do Instituto Ayrton Senna

 

omeça nesta sexta-feira, dia 20, na Escola de Educação Física, o encontro do Programa Educação pelo Esporte, que envolve projetos coordenados pelo Instituto Ayrton Senna em Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A iniciativa busca desenvolver as potencialidades de crianças e adolescentes através da prática esportiva. O evento, que vai até domingo, dia 22, reunirá 20 crianças em atividades recreativas e numa feira, na qual serão apresentadas brincadeiras típicas e o artesanato de cada região. Em todo o Brasil, o Programa atende cerca de 3.400 crianças.

Durante o evento, acontecem o Circuito Esportivo com atividades recreativas, e o Circuito dos Sentimentos, que visa incentivar a descoberta do próprio corpo pelos alunos, através do estímulo a sensações ligadas ao tato, olfato, paladar, visão e audição. Também serão desenvolvidas práticas de ginástica olímpica, dança e arte, além de atividades noturnas de integração. "O objetivo é promover a alegria das crianças, fazer com que elas se conheçam, tornem-se mais participativas, enfim, sejam verdadeiros cidadãos", explica a professora Ana Cláudia Porfírio Couto, coordenadora geral do Projeto Guanabara, braço mineiro do Programa.

Desenvolvido pela Educação Física, o Guanabara atende 440 crianças de 7 a 14 anos em duas escolas da Grande Belo Horizonte: metade na Escola Municipal Maria Mourici Graniele, no bairro Guanabara, em Betim, e outras 220 na Escola Municipal Dom Orione, em BH.

O programa também inclui assistência médica e odontológica nas escolas, contando, para isso, com as parcerias da Faculdade de Medicina, da Uemg e do Cefet. O Projeto conta com 40 monitores, sob a coordenação de 11 professores, e quatro voluntários.

Minas registra ótimos resultados

Evasão zero e aprovação escolar de 99,3%. Esses são alguns resultados apresentados, no ano passado, pelas duas escolas mineiras que adotaram o Projeto Guanabara, informa a professora Ana Cláudia Couto. Nos outros cinco estados, o índice de aprovação é de 96%, enquanto a evasão escolar entre os jovens que participam das atividades há pelo menos doze meses é quase nula (0,25%). Em contrapartida, em escolas próximas, onde a iniciativa não existe, a taxa de aprovação cai para 81,29%.

Os efeitos positivos sobre as escolas foram destacados por 96,6% dos professores, monitores e responsáveis pelos projetos, segundo pesquisa realizada nos seis estados. O levantamento mostra, ainda, que as crianças têm-se revelado menos agressivas e mais organizadas, desinibidas e seguras.

 

Festa do Som celebra quatro anos da OAP

palavra festa sugere alegria, encontro, comemoração. É com esse espírito que a Organização dos Aposentados e Pensionistas da UFMG (OAP) celebra seu quarto ano de existência, através da Festa do Som. Com várias apresentações musicais no campus Pampulha e na Igreja São José, no centro de Belo Horizonte, ela reunirá, a partir do dia 20 deste mês, pessoas que ajudaram a construir a história da UFMG. A programação da Festa estende-se até o final do ano.

A ex-diretora da Escola de Música e coordenadora cultural da OAP, Sandra Loureiro, conta que os destaques da Festa do Som serão o lançamento do Coral e da Orquestra da OAP, além da volta do programa Quarta, doze e meia, tradicional evento musical realizado na hora do almoço, no auditório da Reitoria. O Coral, coordenado pelas professoras Ângela Pinto Coelho, Marilene Gangana e Maria Amália Martins, compõe-se de 50 vozes. A Orquestra da OAP, explica Sandra Loureiro, ainda está em fase de organização, por isso, fará, no primeiro dia, uma apresentação simbólica. Seus componentes são da Escola de Música e da própria OAP. A convidada da abertura é a pianista Berenice Menegale, que apresentará duas peças de Bach.

A Festa do Som é o terceiro evento comemorativo da OAP, que anteriormente organizou a exposição de artes Coletiva da OAP/UFMG, com trabalhos de profissionais aposentados da Universidade, e a Festa da Palavra, mostra da produção intelectual dos filiados da entidade.

Segundo Lair Aguilar Rennó, vice-presidente da organização, a OAP conta com 1.400 associados que recebem apoio de sete grupos de trabalho. Eles realizam atividades voltadas para osasso-ciados e a comunidade, como a cooperativa de trabalho e o programa Universidade da vida cotidiana, que oferece "cursos que não existem nas universidades, mas que servem para a vida", conclui Lair Rennó.

Evento: Festa do Som
Abertura: concertos da pianista Berenice Menegale e lançamento do Coral e da Orquestra da OAP
Data: 20 de outubro, às 17 horas
Local: auditório da Reitoria