Busca no site da UFMG




Nº 13670 - Ano 29 - 10.10.2002

Marcha da banda alegra a cidade

  Encontro internacional traz a BH o melhor da música de bandas

 

gente sofrida que quiser despedir-se da dor vai ter uma ótima oportunidade entre 14 e 21 de outubro, quando a Escola de Música da UFMG promoverá o II Encontro Internacional de Bandas de Música. Serão 31 atividades relacionadas à musicalidade de bandas, entre concertos, debates, master-classes e recitais. Parte das comemorações de 75 anos da Universidade, toda a programação é aberta à participação popular.

A previsão dos organizadores é de que, aproximadamente, 5 mil pessoas participem do Encontro. "Nosso público é o mais vasto possível, e todas as atividades foram pensadas minuciosamente para atender às mais variadas expectativas dos participantes", esclarece o coordenador do evento, professor Anor Luciano Júnior. Ele explica, entretanto, que haverá inscrições pagas, e aqueles que se inscreverem receberão crachá e acesso preferencial às atividades.

O Encontro deste ano, na parte de debates, centrará as discussões sobre o ensino musical nas escolas secundárias, numa tentativa de comprovar a importância da música para a formação moral e intelectual dos adolescentes. "Além disso, vale lembrar que as bandas talvez sejam as mais tradicionais e difundidas formas de expressão musical de Minas Gerais", diz Anor Luciano. Para ele, as bandas são pequenas escolas de música, que precisam estar no ensino formal. "Caso contrário, a vivência musical das pessoas permanecerá refém do que veiculam o rádio e a TV."

Para Anor Luciano, são claros os prejuízos decorrentes desta situação. "Perda de repertório, com desaparecimento de arquivos; falta de capacitação de maestros e de músicos e deficiência de instrumentos, que, em alguns casos, chegam a ter mais de 50 anos", elenca.

Já abertas, as inscrições para o II Encontro Internacional de Bandas de Música podem ser feitas na Fundep, a R$ 60 para a comunidade externa à UFMG e R$ 30 para alunos da Universidade, inclusive, de extensão.

Programação

 
14 de outubro, segunda-feira

9h - Abertura no auditório da Escola de Música

10h - Palestra: Tânia Cançado, na Escola de Música

11h30 - Recital de Flauta e Piano - Maurício Freire e Guida Borghoff, na Escola de Música

14h - Master-Classes: clarineta (Joel Barbosa/UFBA), oboé (Alex Barros/OSMG) e regência (Maurizzio Colassanti-Itália), na Escola de Música

Saxofone (Idriss Baudrioua/RJ), no Teatro Dom Silvério

21h - Show: Idriss Baudrioua (saxofone)
Local: Teatro Dom Silvério

15 de outubro, terça-feira
9h
- Palestra: Maria José (Instituto Esther Valério/Pitangui), na Escola de Música
10h30 - Palestra: Andersen Vianna - O desa- fio das bandas de música no Brasil: fim ou começo?
Local: Escola de Música
14h - Master-Classes: clarineta (Luís Eugênio/USP), flauta (Maurício Freire/UFMG), oboé (Alex Barros/OSMG), saxofone (Dilson Florêncio/UFMG e Idriss Baudrioua/RJ) e regência (Steven Trinkle/EUA)
Local: Escola de Música
21h - Concerto da Banda Sinfônica da UFMG
Local: Teatro Palácio das Artes
Entrada: 1 quilo de alimento não perecível

16 de outubro, quarta-feira
9h
- Palestra: Leonor Guerra (ICB/UFMG)
Da música, do cérebro e do viver
Local: Escola de Música
10h30 - Palestra: Tenente Teófilo H. Rodrigues (Banda do 12o BI/BH)
Cisão crítica da banda de músicos amadores
Local: Escola de Música
12h30 - Concerto
Local: auditório da Faculdade de Medicina
14h - Master-Classes: regência (Maurizzio Colassanti, Itália), clarineta (Antonello Pelegrini, Itália), oboé (Alex Barros/OSMG), flauta (Maurício Freire/UFMG)
Local: Escola de Música
21h - Concerto Grupo de Sax Monte Pascoal
Local: Auditório Sérgio Magnani (Fundação de Educação Artística)

17 de outubro, quinta-feira
9h
- Palestra: Maurício Loureiro/Escola de Música da UFMG
Aspectos acústicos dos instrumentos de sopro
Local: Escola de Música
10h30 - Palestra: Joel Barbosa/UFBA
De algumas filarmônicas da Bahia: pesquisa, cidadania e extensão de ensino
Local: Escola de Música
14h - Master-Class: trompete (Fred Mills/Georgia University/EUA)
Local: Escola de Música
17h - Concerto

 

Local: Cidade dos Meninos _ Ribeirão das Neves

21h - Concerto do Trombominas
Local: auditório do 12o Batalhão de Infantaria (próximo à Assembléia)

18 de outubro, sexta-feira
9h -
Palestra: Fernando Pimentel-ICB/UFMG
O universo humano da musicalidade tonal
Local: Escola de Música
10h30 - Palestra: João Gabriel/Faculdade de Medicina da UFMG - Como anda a saúde do músico
Local: Escola de Música
14h - Master-Classes: trombone (Radegundis Feitosa/UFPA), tuba (Popô/SP) e trompete (Fred Mills/EUA)
Local: Escola de Música
21h - Concerto da Orquestra do Sesiminas
Local: Auditório Sérgio Magnani (Fundação de Educação Artística)

19 de outubro, sábado
9h
- Palestra: Marcos Albricker - A música e a trajetória de Severino Araújo
Local: Escola de Música
10h30 - Palestra: Maestro Maurizzio Colassanti (Itália)
Local: Escola de Música
15h - Apresentação da Banda de Betim
(a confirmar)

Local: Praça Tom Jobim
20h30 - Concerto do Grupão de Metais
Local: Igreja São José

20 de outubro, domingo
21h
- Concerto do Grupo Itaratan
Local: Igreja São José

21 de outubro, segunda-feira
9h
- Master-Class: trompa (Mário Rocha/OSMSP) e clarineta (Luiz Afonso-Montanha)
Local: Escola de Música
21h _ Encerramento: Concerto da Banda Sinfônica da UFMG - Regente: Steven Trinkle (EUA); solistas: Fred Mills (EUA) e Mário Rocha (OSMSP)
Local: Teatro Sesiminas
Entrada: 1quilo de alimento não perecível

Observação: O Concerto das Bandas Militares, do dia 17, na Praça da Liberdade, foi cancelado.
Os alimentos recolhidos nas apresentações do Palácio das Artes e do Teatro Sesiminas serão doados para o Lar Cidade dos Meninos, instituição sem fins lucrativos de Ribeirão das Neves, e para a Sociedade Espírita Maria Nunes, da capital.