Busca no site da UFMG

Nº 1511 - Ano 32
1.12.2005

Biomateriais
O livro Biomateriais: fundamentos e aplicações, organizado pelos professores da Escola de Engenharia Rodrigo Lambert Oréfice, Marivalda Pereira e Herman Mansur, acaba de ser lançado pela Editora Cultura Médica. A obra, que reúne artigos de pesquisadores da própria Engenharia e das faculdades de Odontologia e de Medicina, discute a necessidade de criação de uma nova geração de biomateriais capazes de minimizar desconfortos e ampliar expectativas de vida. O livro é resultado de experiência acumulada pelo grupo de professores que, há sete anos, ministra disciplinas na área de biomateriais vinculadas ao curso de pós-graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais.

Mais informações sobre a publicação na página www.culturamedica.ufmg.br ou pelo telefone (21) 2567-3888.

Matemática
O Departamento de Matemática do ICEx recebe, até 12 de dezembro, inscrições para o curso de atualização de professores de matemática do ensino médio, oferecido pelo Instituto do Milênio, do Ministério da Ciência e Tecnologia, pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela UFMG. O curso será transmitido, em tempo real, do Impa, no Rio de Janeiro, para a UFMG pelo sistema de teleconferência. O curso oferece 60 vagas e será realizado em período integral entre 23 e 27 de janeiro. Números complexos, polinômios, sistemas lineares, geometria analítica no espaço, matrizes e determinantes são alguns dos temas previstos no programa.

Os candidatos devem se inscrever no Departamento de Matemática, de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 12h e de 13h30 às 17h. Mais informações pelo telefone (31)3499-5970 ou pelos e-mails dmat@mat.ufmg.br e recepcao@mat.ufmg.br.


Curso de Libras

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos (ProRH) e a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), em parceria com a Comissão Permanente de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais, estão realizando o primeiro curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para capacitação de servidores da UFMG. As aulas, voltadas àqueles que lidam diretamente com surdos, iniciaram no último dia 17, na Biblioteca Universitária. Quinze vagas foram abertas para o primeiro curso, que deve se estender até fevereiro.

Segundo a pró-reitora de Recursos Humanos, professora Elizabeth Spangler, com o curso a Universidade está se preparando melhor para receber os deficientes. “É importante contar com profissionais capacitados para atender as comunidades interna e externa”, justifica. A coordenadora de Assuntos Comunitários, Maria Célia Nogueira Lima, conta que a iniciativa, em fase experimental, deve treinar servidores para atender aos surdos da comunidade universitária, embora a UFMG não tenha, no momento, nenhum estudante com esse perfil. “A tendência é aprimorar a atenção ao deficiente auditivo, o que já vem acontecendo nos ensinos fundamental e médio”, diz.


Orquestra Mineira de Violas

A viola caipira da Orquestra Mineira de Violas encerra, no dia 7 de dezembro, na Praça de Serviços, a série de apresentações do Quarta Doze e Trinta em 2005. Em seu repertório, a Orquestra procura demonstrar com virtuosismo as inúmeras possibilidades da viola.

A Orquestra interpreta canções populares e resgata clássicos da música de raiz. Destaque para composições dos consagrados Tonico e Tinoco, Francisco Ribeiro, Teddy Vieira, João Pacífico, Renato Teixeira, Tião Carreiro e Almir Sater, entre outros. Fundada em julho de 1998, em Belo Horizonte, a Orquestra Mineira de Violas é composta por sete violeiros e um contrabaixista.

O Quarta Doze e Trinta é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) e pela Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), que receberão alimentos não-perecíveis, roupas e brinquedos novos ou usados, desde que em bom estado de conservação. As doações serão entregues a famílias carentes e a instituições de caridade.

Morre Jarbas Medeiros

Morreu, no último dia 12, aos 75 anos, o professor Jarbas Medeiros, do departamento de Ciência Política da Fafich. Nascido em São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas, Medeiros estudou Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Nacional do Rio de Janeiro. Especialista em Direito Público na UFMG, Medeiros morou na França, onde estudou administração pública e planejamento regional e cursou doutorado em Sociologia. Em 1982, ingressou no Departamento de Ciência Política, aposentando-se compulsoriamente em 2000.

Fora do ambiente acadêmico, Jarbas Medeiros transitou com desenvoltura por vários terrenos – da política partidária à poesia. “Sou um ser híbrido”, disse, certa vez, à reportagem do BOLETIM. Em sua terra natal, São Gonçalo do Sapucaí, Medeiros foi vereador e prefeito. Entre os anos de 1963 e 1971, cumpriu dois mandatos como deputado estadual e, mais recentemente, durante o governo de Itamar Franco em Minas Gerais, presidiu a Fundação João Pinheiro.

A partir dos anos 80, Medeiros começou a incursionar pelos terrenos das artes plásticas – suas obras foram expostas em galerias de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro – e da literatura, publicando coletâneas de poemas em prosa.
Eber Faioli