Busca no site da UFMG

Nº 1548 - Ano 32
18.09.2006

Melancólico e moderno

Colóquio da Faculdade de Letras celebra centenário de Cyro dos Anjos e discute modernidade na literatura mineira

Maurício Guilherme Silva Júnior

oda mudança é repleta de melancolia. Que o diga o homem do interior, que, por fastio ou precisão, deixa a terra natal em direção à cidade grande. Quando em sua retina forma-se a imagem da “modernidade” – e suas máquinas, gentes e ritmos frenéticos – um festival de sentimentos o assombra. A possibilidade de descrever tal sensação existencial, em estilo similar ao do realismo psicológico de Machado de Assis, caracteriza parte importante da busca intelectual do escritor mineiro Cyro dos Anjos, cujo centenário de nascimento é comemorado em 2006.

Foca Lisboa

Objetos de Cyro dos Anjos reunidos
no Acervo de Escritores Mineiros, na Biblioteca Universitária

Como forma de celebrar os cem anos do autor e outras datas representantivas do universo da literatura brasileira, a Faculdade de Letras (Fale) realiza, de 27 a 30 de setembro, em seu auditório, o Colóquio Passagens da Modernidade – Centenário Cyro dos Anjos.

Além das discussões, a iniciativa contará com exposição na Reitoria. A mostra reunirá fotos, livros, arquivos, cartas e pinturas de Cyro, material coletado pelo projeto Acervo de Escritores Mineiros, que também abriga documentos, manuscritos, correspondência, mobiliário e pinacoteca dos escritores Henriqueta Lisboa, Murilo Rubião, Oswaldo França Júnior e Abgar Renault, e as coleções de Alexandre Eulalio, Ana Hatherly, Aníbal Machado, José Oswaldo de Araújo, Valmiki Vilella Guimarães e Genevieve Naylor.

Afora o debate em torno dos autores mineiros, o colóquio buscará redimensionar a discussão sobre modernidade e transculturação, levando-se em conta o papel do escritor como intelectual. “Para tanto, busca-se revisitar a produção ficcional mineira, vendo-a em sua articulação mais geral com a ficção brasileira e hispano-americana, no contexto dos anos de 1930 a 1960”, relatam os organizadores na proposta de realização do evento.

Os debates serão abertos no dia 27 de setembro, às 10h, com a conferência Passagens da modernidade, proferida por Hugo Achugar, da Universidad Nacional de la República, do Uruguai, com coordenação do diretor da Fale, professor Jacyntho José Lins Brandão.

Um dos momentos importantes do colóquio acontece no dia 28, às 14h30, quando a mesa-redonda Passagens benjaminianas discutirá o livro Leituras das passagens, clássico de Walter Benjamin que acaba de ser reeditado numa parceria entre a Editora UFMG e a Imprensa Oficial de São Paulo.

Conflitos humanos
Grande homenageado do colóquio, Cyro dos Anjos foi autor de poucas obras. Seu legado literário é formado pelos romances O amanuense Belmiro (1937), Abdias (1945) e Montanha (1956). Escreveu, ainda, livros de ensaio – A Criação Literária (1954) –, e memórias – Explorações no Tempo (1963) e A Menina do Sobrado (1979) –, além da coletânea Poemas Coronários (1964). “Sua obra é caracterizada pela narrativa em primeira pessoa e pelo formato de diário. Os livros retratam, por exemplo, conflitos e ambivalências de personagens em trânsito. Tudo, com certa atmosfera melancólica, reveladora da relação entre arte e vida”, resume o professor Reinaldo Martiniano Marques, um dos organizadores do colóquio.

Formado em Direito pela UFMG na década de 1930, o escritor montes-clarense, falecido em 1994, trabalhou em diversos veículos de imprensa mineiros e cariocas e ocupou cargos públicos estaduais e federais, além da cadeira 24 da Academia Brasileira de Letras.

outras datas Em 2006, também são comemorados 90 anos de nascimento de Murilo Rubião; 80 de Autran Dourado e 70 de nascimento de Oswaldo França Júnior e Silviano Santiago. O evento marca, ainda, 60 anos do lançamento de Sagarana, meio século da publicação das obras Grande sertão: veredas e Corpo de baile, de Guimarães Rosa, e Encontro marcado, de Fernando Sabino. Por fim, o Suplemento Literário do Minas Gerais celebra quatro décadas de vida.



Evento: Colóquio Passagens da Modernidade – Centenário Cyro dos Anjos
Coordenação-geral: professor Wander Melo Miranda
Data: 27 a 29 de setembro
Local: Auditório 1.007 da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG