Busca no site da UFMG

Nº 1565 - Ano 33
12.2.2007


Porta de entrada para o mundo UFMG

Ferramenta reúne todos os serviços eletrônicos presentes no cotidiano da Universidade

Ana Rita Araújo

Felipe Zig
Márcio Bunte

Márcio Bunte, do LCC: página personalizada

partir desta semana, a comunidade universitária passa a dispor de novo espaço virtual que agrega todos os sistemas informatizados da rotina acadêmica disponi- bilizados pela Diretoria de Tecnologia da Informação. Ao digitar sua senha institucional, alunos, professores e funcionários têm acesso seguro e personalizado à página minhaUFMG, porta de entrada para correio eletrônico, notícias on-line, diários de classe, matrícula, notas das disciplinas, entre outras funções.
“A grande novidade é a personalização da página”, explica o diretor do Laboratório de Computação Científica (LCC), professor Márcio Bunte. “É um conforto para o usuário, pois estamos reunindo, em uma só página, todos os serviços eletrônicos de que ele precisa no cotidiano da Universidade”, acrescenta.

Construído em software livre com a tecnologia uPortal – utilizada por grandes instituições de ensino superior do mundo, sobretudo dos Estados Unidos – o serviço baseia-se no trabalho desenvolvido desde 2001 pelo Projeto Grude, com o objetivo de aglutinar as cerca de 40 mil pessoas que compõem a população universitária em torno de uma ferramenta eletrônica que garanta segurança e rapidez no armazenamento e na troca de informações.

O grande trunfo do Projeto é o controle seguro e unificado de usuários. Um diretório central identifica cada pessoa que entra na rede, por meio de senha de segurança. “Isso nos permite oferecer serviços personalizados”, diz o professor Márcio Bunte, ao lembrar que a UFMG tem investido na consolidação do suporte às aplicações que necessitam de autenticação e autorização, como matrícula de alunos e lançamento de relatórios acadêmicos.

A experiência desenvolvida pelo Grude, especialmente a identificação segura de usuários, levou a UFMG a ter assento em grupos de trabalho financiados pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP), ligada aos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia. A segurança do Projeto segue padrões internacionais.

Calouros

Os quase cinco mil calouros que fazem seu registro acadêmico esta semana, no campus Pampulha, receberão folder explicativo e o cartão de Números de Identificação Pessoal (NIP). Para criação de sua senha individual, o calouro deve acessar o site minha.ufmg.br e selecionar a opção “cadastro inicial”. Com ela, passa a ter acesso não somente a endereço eletrônico pessoal, como também a todos os serviços agrupados na página minhaUFMG.

Por meio de parceria com a operadora de TV a cabo Way Brasil, os usuários cadastrados no minhaUFMG poderão contratar o serviço de internet com conexão de alta velocidade, utilizando a Universidade como provedora gratuita. Com o login e senha pessoais, o usuário também poderá recorrer aos laboratórios do Programa de Acesso à Informação Digital (PAIDs), patrocinados pela Fundação Universitária Mendes Pimentel, em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação. Em função dessas mudanças, é indispensável que cada integrante da comunidade universitária cadastre seu login e senha, pois o acesso a todas as ferramentas – incluindo o correio eletrônico – se dará mediante autenticação no minhaUFMG. Por meio das mesmas informações, o usuário que estiver fora da UFMG também poderá acessar o Portal de Periódicos da Capes.

A personalização dos serviços também terá impacto sobre o processo de postagem de notícias na página da UFMG, tarefa executada por profissionais do Centro de Comunicação (Cedecom). Os textos poderão ser visualizados conforme categorização prévia. “Agora é possível selecionar uma notícia para ser lida por apenas um ou pelos três segmentos de usuários – alunos, docentes e servidores”, comenta Luis Carlos Rubino de Oliveira, coordenador do Núcleo Web do Cedecom.

  minhaUFMG: Serviço desenvolvido em parceria do Centro de Computação (Cecom) com o LCC, sob a coordenação da Diretoria de Tecnologia da Informação
Endereço: minha.ufmg.br
Acesso: A senha de acesso será a mesma usada nos serviços do Projeto Grude. Para obtê-la, o calouro deve, de posse do seu Cartão de NIP, acessar o minha.ufmg.br e seguir as instruções de cadastro inicial. O veterano pode conseguir sua folha de NIP por intermédio do LCC, pelo telefone (31) 3499-4916.