Busca no site da UFMG

Nº 1635 - Ano 35
24.11.2008

acontece

Educação básica

O programa UFMG Integrada à Educação Básica, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, realiza, na sexta-feira, dia 28, o II Ciclo de Debates sobre Educação. O tema será Autoridade, violência e políticas públicas – relações e conflitos na sociedade contemporânea e seus reflexos na escola. O evento vai acontecer no auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação, das 8h às 17h.

O objetivo é promover a interlocução entre órgãos públicos e entidades da sociedade civil. O debate parte de levantamento das principais demandas e questões das escolas em relação à temática, bem como o mapeamento das redes sociais do entorno de algumas escolas municipais.

Os debates serão organizados em mesas-redondas com abordagem interdisciplinar e intersetorial do problema. Desenvolvido há dois anos, o programa UFMG Integrada à Educação Básica é uma proposta de investimento no aprimoramento da educação básica e na formação integral do aluno, por meio da articulação de ações de extensão, ensino e pesquisa. As inscrições, gratuitas, deverão ser feitas no local do evento, no próprio dia 28. Outras informações pelo telefone (31) 3409-4065.

Professor emérito

O oftalmologista Nassim da Silveira Calixto recebeu, no último dia 18, o título de professor emérito da UFMG. A homenagem é conferida a docentes aposentados que tiveram destaque em sua trajetória acadêmica. A solenidade, realizada no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, teve a presença do reitor Ronaldo Pena e do diretor da Faculdade, Francisco José Penna.

Nassim Calixto ingressou na UFMG em 1947, como estudante. Doze anos depois, passou a lecionar na Faculdade de Medicina, com a criação de um programa de residência no Hospital São Geraldo, especializado em doenças dos olhos. Calixto continua atendendo no Hospital São Geraldo, onde começou em 1953, logo depois de formado.

O professor Sebastião Cronemberger submeteu o nome do antigo mestre à avaliação da Congregação da Faculdade de Medicina. “O professor Nassim já deveria ter recebido esse título há muito tempo”, avalia o professor Cronemberger. “Além de trajetória exemplar, ele tem uma impressionante visão de futuro”, justificou.

Gravuras

Será aberta nesta terça-feira, dia 25, às 18h, no saguão da Reitoria, uma mostra de litogravuras, gravuras em metal e serigrafias produzidas por seis formandos da habilitação em Gravura da Escola de Belas-Artes: Camila Otto, Marina Damasceno, Milton Lira, Luiz Fernandos, Rodrigo Freitas e Vilma Cottas. A exposição permanece até 4 de dezembro, quando haverá, às 16h, o lançamento do catálogo e um bate-papo com os artistas, com a presença dos orientadores Clébio Maduro, Lúcia Gouvêa Pimentel, Maria do Carmo Freitas e Tânia Araújo.

Enade

Os alunos convocados que não realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) devem enviar sua justificativa de ausência para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até quinta-feira, dia 27 de novembro, para análise de comissão especial.

O aluno deve preencher o requerimento disponível na página do Inep (www.inep.gov.br) e submetê-lo juntamente com a declaração original de aluno regular, fornecida pela instituição de ensino, e com cópia autenticada do documento comprobatório de impedimento de realização da prova.

Os pedidos devem ser feitos exclusivamente pelo correio. Documentos enviados fora do prazo não serão aceitos. A lista de alunos dispensados do Enade 2008 será publicada no Diário Oficial da União até 28 de março de 2009.

Memória e futuro

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG promove, nesta quarta-feira, dia 26 de novembro, o seminário A Arte da Memória e a Memória do Futuro. O evento, que terá início às 9h, será no auditório da Copeve, na Unidade Administrativa III do campus Pampulha.
A mesa de abertura abordará o tema da Transtemporalidade, com apresentação do professor Carlos Antônio Brandão, diretor do Ieat. O evento será encerrado com o lançamento do livro Profissões do futuro.

A obra, fruto de estudo realizado pelo Instituto, revela possíveis novas ocupações, baseadas nos desafios éticos, humanos, sociais, culturais e ambientais impostos pela contemporaneidade.

Gabriel x Querubina

Pela terceira vez, o programa Quarta Doze e Trinta traz ao campus Pampulha o espetáculo TAO, do grupo ítalo-brasileiro Giullari del Diavolo. O espetáculo, que encerra a temporada do programa em 2008, está marcado para esta quarta-feira, dia 26, na Praça de Serviços. Ele retrata, de forma cômica, o confronto entre o anjo Gabriel, um malabarista perfeccionista, e sua ajudante Querubina, uma dançarina sambista.

Técnicas de malabarismo, contact, cristal balls e fogo são alguns dos elementos que compõem o espetáculo, protagonizado pelos atores Rose Zambezzi e Stefano Catarinelli. Em meio a uma seqüência de gags, movimentos físicos e situações cômicas, os integrantes se esmeram em um processo de interação plena com o público. O Quarta Doze e Trinta é uma promoção da Diretoria de Ação Cultural (DAC) e da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC). A entrada é franca.