Busca no site da UFMG

Nº 1660 - Ano 35
6.7.2009

O anti-herói do Galpão

Depois de estrear em Belo Horizonte, com apresentações na Praça do Papa (3 a 5 de julho) e no Parque Lagoa do Nado (10 a 12 de julho), na Pampulha, o Grupo Galpão leva o espetáculo Till, a saga de um herói torto, ao Festival de Inverno da UFMG. Segundo o próprio Grupo, a montagem marca o retorno da trupe às suas origens de teatro de rua. A apresentação em Diamantina ocorre no dia 26 de julho, às 21h, na Praça Dr. Prado.

Patrocinado pela Petrobras e dirigido por Júlio Maciel, o espetáculo narra a saga de Till, personagem da cultura popular alemã cheio de artimanhas e dotado de grande charme. Seu perfil encontra paralelo em figuras como o ibérico Pedro Malasartes e o brasileiro Macunaíma, o “herói sem nenhum caráter”, de Mário de Andrade.

O Galpão mantém relação histórica com o Festival de Inverno da UFMG. Criado no final dos anos de 1970, o Grupo, integrado em boa parte por ex-alunos da Universidade, encontrou nas atividades do evento terreno fértil para o desenvolvimento de seu perfil artístico. “O espírito de pesquisa e de busca da diversidade e interdisciplinaridade de linguagens que sempre marcou o Festival de Inverno também é uma marca do Galpão até hoje”, analisou um dos atores da companhia, Eduardo Moreira, em artigo no BOLETIM, publicado às vésperas da edição do ano passado.