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Nº 1660 - Ano 35
6.7.2009

Ministro da Educação avalia adesão ao Enem

Durante inauguração do prédio da Escola de Engenharia, Fernando Haddad comenta criação de mestrado profissional e proposta do ‘Reuni da pós-graduação’

Priscila Brito

Em visita à UFMG no último dia 26 para a inauguração da segunda etapa das obras da Escola de Engenharia, o ministro da Educação, Fernando Haddad, fez uma avaliação da adesão das universidades ao novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que passa a ser a forma de seleção unificada das universidades federais, conforme proposta apresentada este ano pelo Ministério da Educação (MEC).

Balanço mais recente do MEC calcula que 42 das 55 federais anunciaram que vão recorrer ao Enem em seus processos seletivos já neste ano. Entre as 13 instituições que ainda não aderiram ao novo sistema está a UFMG. Segundo Haddad, as universidades têm tempo para se adaptar. “Quando planejamos a mudança, previmos um prazo de transição de três anos, ou seja, as universidades têm até 2011 para fazer com que o vestibular tradicional seja substituído pelo novo Enem.”

Autonomia

Ele ressaltou que a obrigatoriedade da adoção do Enem não retira das instituições a autonomia na definição do seu processo seletivo. “Em determinados cursos há espaço para provas de habilidades específicas. Há também cursos de altíssima demanda em que é preciso garantir maior segurança na escolha dos melhores alunos com provas específicas. Isso pode acontecer com os cursos de música, arquitetura, medicina.”

O ministro também comentou a decisão recente do MEC de incentivar a criação de cursos de mestrado profissional, pós-graduação stricto sensu voltada para o mercado de trabalho, que dá aos titulados o mesmo status daqueles que optam pela pós-graduação acadêmica. Portaria publicada pelo Ministério no último dia 23 traz orientações para o credenciamento de cursos desse tipo e, em breve, será divulgado edital para determinar sua forma de implantação, de acordo com Haddad. O ministro defende que o estímulo a esse tipo de curso é necessário para atender às demandas do mercado. “Entendemos que o mestrado profissional é uma área que precisa se desenvolver mais no Brasil. Existem especializações em várias áreas com nível de mestrado, mas que não são compatíveis com as regras do mestrado acadêmico”, afirma Haddad.

Ele antecipou que o governo federal trabalha na elaboração de projeto proposto pela Andifes, que prevê a expansão dos cursos de pós-graduação no país. Inspirado no Reuni, até o momento é denominado Plano de Apoio à Pós-Graduação. “O Reuni já prevê a ampliação da pós-graduação, mas a Andifes propôs uma segunda rodada de discussões, envolvendo os ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, que em breve vai publicar portaria constituindo a comissão que vai adiantar os estudos sobre o plano.”

Modernidade em concreto

A segunda parte das obras da Escola de Engenharia foi inaugurada no último dia 26. Foram entregues à comunidade o Bloco 2, o Laboratório de Análise Experimental de Estruturas (LAEES) e os Centros de Experimentação 1, 2, 3 e 5. O diretor da Escola de Engenharia, Fernando Amorim, destacou que a mudança do prédio do Centro da cidade para o campus Pampulha não representa apenas uma mudança física. “Não são só instalações novas, mas instalações melhores, concebidas de acordo com as suas necessidades. A escola moderniza-se ao vir para o campus.” Amorim citou como exemplo o LAEES, do Departamento de Engenharia de Estruturas, que desenvolve testes com estruturas de edificações. “No Centro, o laboratório ficava em prédio sem altura suficiente para testar grandes estruturas. Agora vamos realizar os testes em melhores condições”, explicou.

Durante a cerimônia de inauguração, o reitor Ronaldo Pena revelou que os recursos necessários para a conclusão das obras estão assegurados pelo Ministério da Educação. “O ministro Fernando Haddad garantiu que vai terminar a Escola de Engenharia”, disse.

As obras têm conclusão prevista para início de 2010, o que irá permitir a transferência total das atividades da Unidade do Centro para o campus Pampulha. Falta finalizar o Bloco de Ligação, que terá um grande auditório e salas de seminários, e o Bloco 3, que, além de salas de aula, abrigará o Centro de Graduação, onde funcionarão os colegiados dos 11 cursos de graduação da escola e atividades estudantis.


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