Busca no site da UFMG

Nº 1668 - Ano 35
21.9.2009

Festa no Museu abre Primavera 2009

Show de calouros e atividade que explora a sensorialidade de deficientes visuais e auditivos integram a programação

Ana Maria Vieira

Um crime premeditado ronda o Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG. Com dia e hora marcados, uma planta carnívora gigante vai devorar o pior calouro que se arriscar a participar do show Elias Sunshine, que será montado na arena local, em meio à mata. Será no dia 27 de setembro, a partir das 11h. Nessa data, apesar do evento “macabro”, o Museu abre sua programação de primavera.

Não é a única atração capaz de arrebatar o público. Já às 10h, quatro exposições serão abertas, seguidas do lançamento de publicações e inaugurações de dois novos espaços e do projeto de coleta seletiva do Museu. Meia hora depois, começam as atividades Poética das mãos – visitas a jardim e passeios em trilhas explorando a sensorialidade de visitantes com deficiências auditivas e visuais. A manhã se encerra com show de samba do grupo Saia de Roda, formado por alunos do curso de Comunicação Social da Universidade. A programação se estende até 15h, com o plantio de árvores no local.

Fila de espera

“Devemos receber 120 mil visitantes este ano”, estima o diretor do Museu e professor da Escola de Belas-Artes, Fabrício Fernandino. Recordando que a visitação em 2006 chegou a 40 mil pessoas, ele observa que o crescimento deverá se manter: atualmente, escolas ficam em fila de espera de até dois meses para conseguir incluir seus alunos nas atividades oferecidas pelo espaço. Parte dessa expansão é creditada à reformulação e diversificação da programação anual, incluindo o projeto Quatro Estações, que, a cada quatro meses, lança novidades para o público da capital. As atividades não se limitam à abertura das estações. A programação para a edição Primavera no Museu 2009, por exemplo, se estende até dezembro e inclui observações astronômicas e cursos para a comunidade externa sobre bonsais, fotografia digital e arte ambiental.

“O curso de arte ambiental é gratuito e se destina a professores da rede pública de ensino, pois acreditamos no efeito multiplicador que podem exercer na promoção da conscientização ambiental”, comenta Fernandino. A atividade ocorrerá em outubro. Essa linha de atividade também se encontra em expansão no MHNJB e o sinal mais visível é a inauguração, no dia 27 de setembro, de espaço que vai trabalhar com o tema da arte e educação ambiental. Instalada em sala própria, a Central de Produção de Vídeo e Imagem Digital do Museu vai produzir material que incorpore as conexões entre arte e ciência, dentro da temática ambiental. A instalação contou com recursos da Fapemig e do CNPq e já incorporou três bolsistas de iniciação científica, visto que também se trata de projeto de pesquisa da Universidade destinado a ampliar a produção de imagem numa perspectiva educacional. “Os trabalhos devem ser direcionados para as questões ambientais relacionadas à arte, ao espaço público e toda a ambiência humana”, esclarece Fernandino.

O MHNJB está localizado à rua Gustavo da Silveira, 1.035, bairro Santa Inês. Informações pelo telefone (31) 3461-5805 ou na página www.mhnjb.ufmg.br. As inscrições para o Show de Calouros Elias Sunshine devem ser feitas até 23 de setembro pelo e-mail comunicacaointerna@cedecom.ufmg.br.

Programação

Dia 27 - Domingo

10h

Abertura de exposições:
Coleção de Paleontologia do Museu – Galeria 1 a 7
Cerca Grande – fotografias de Bernardo Magalhães. Galeria 8
Aquisições Bibliográficas do MHNJB – Hall do Cenex
Bonsais – Estufa I

Lançamento de livros:
Arquivos do Museu – Arqueologia do Vale do Rio Peruaçu adjacência – Minas Gerais
Pré-História no Brasil – participação de Bernardo Magalhães – fotografia
Publicações recentes – Editora UFMG
Folder do MHNJB
Local: jardins da administração

Inaugurações:
Espaço Arte Ambiental, com as seguintes atividades:
   – Projeção Arte Ambiental / Terminal interativo sobre Aves do Museu / Inauguração do mural Habitat
   – Lançamento do Edital do Projeto Murais no Museu: Contos e Lendas

Praça Central
Centro de Visitantes do Cenex –
Programa de Coleta Seletiva do Lixo do Museu
Portaria l

10h30

– Poética das Mãos
Trilha dos Sentidos – direcionada aos deficientes visuais. Local: Trilha do Anfiteatro
Jardim Sensorial – direcionada aos deficientes auditivos e visuais. Local: Estufa II
Visita monitorada ao MHNJB – para deficientes auditivos

11h

– Apresentação do Show de Calouros Elias Sunshine

12h30

– Grupo de samba: Saia de Roda

15h

– Primavera Nascente: Cresça com uma árvore do Museu – Plantio de árvores

Em outubro:

Curso de fotografia digital: VERdeFOTO: ver, descobrir, fotografar, para crianças de 7 a 12 anos. De 27/9 a 18/10, das 9h às 12h. Valor: R$ 70 – Material: câmera digital compacta e cartão de memória
Curso de Arte Ambiental – para professores de Arte e Educação dos ensinos básico, fundamental e médio.
Dias 3, 10, 24 e 31 de outubro
Curso de Bonsais – em data a ser confirmada

Informações sobre os cursos:
(31) 3409-7613