Busca no site da UFMG

Nº 1668 - Ano 35
21.9.2009

acontece

Alfarrábios

Está aberta, até 8 de outubro, a exposição Alfarrábios, na Biblioteca Universitária da UFMG. A mostra é composta de dez trabalhos de Lucas Dupin, aluno da Escola de Belas-Artes (EBA), que utiliza livros como suporte de suas obras. “São desenhos, livros-objetos feitos principalmente com pólvora e pastel oleoso sobre páginas de livros antigos que ora dialogam com seu conteúdo, ora se afastam dele”, explica o artista.
A exposição é aberta ao público e integra parceria entre a Biblioteca Universitária e o projeto Linha-gráfica, desenvolvido pelo grupo de pesquisa Linha: entre o desenho e a palavra, da EBA. A Biblioteca fica no campus Pampulha, à avenida Antônio Carlos, 6627.

Arnaldo Antunes

No dia 6 de outubro, às 11h, a UFMG recebe o artista Arnaldo Antunes, que fará apresentação de seu show Performance poética, no auditório da Reitoria, no campus Pampulha. O evento integra a programação do ciclo Sentimentos do Mundo, que tem por objetivo promover conferências de intelectuais e pesquisadores reconhecidos pela contribuição à área em que atuam. O evento com Arnaldo Antunes será aberto à comunidade. O auditório da Reitoria possui capacidade para 300 pessoas e será ocupado por ordem de chegada.

Músico, poeta e artista visual, Antunes integrou o grupo Titãs até 1992, quando iniciou carreira solo. Paralelamente, participou do projeto musical Os Tribalistas ao lado de Marisa Monte e Carlinhos Brown. Atualmente, percorre o país com o CD Iê, iê, iê. O livro As coisas lhe rendeu o Prêmio Jabuti de poesia em 1993.

Idosos

Campanha de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa será apresentada em 28 de setembro, na Praça de Serviços, campus Pampulha da UFMG. Programado para o horário das 11h30 às 15h, o evento contará com exposições, apresentação do coral Terceira Idade e distribuição de material de divulgação sobre o problema. As atividades contam com apoio da Escola de Enfermagem da UFMG. O objetivo é combater a violência praticada contra idosos em Belo Horizonte.

Professores eméritos

Os professores José Henrique Santos, Neuma Figueiredo Aguiar e Maria Efigênia Lage de Resende, da Fafich, receberam, no dia 11, o título de professores eméritos. A distinção é concedida aos professores aposentados pela Universidade que se destacaram no exercício da atividade acadêmica. A solenidade, realizada no auditório Sônia Viegas, foi presidida pelo reitor Ronaldo Pena e pelo diretor da Fafich, João Pinto Furtado.

Maria Efigênia Lage de Resende atua como livre-docente pelo Departamento de História, com ênfase em história do Brasil. A professora foi vencedora do Prêmio Jabuti em 2008. Neuma Figueiredo de Aguiar é professora titular do Departamento de Sociologia e Antropologia desde 1996 e coordena o Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais (CEPEQCS). José Henrique Santos, professor titular do Departamento de Filosofia, foi reitor da UFMG de 1982 a 1986.

Quarta Doze e Trinta

Divulgação

A peça de teatro Sobre nós, do grupo Uma Companhia, é a atração do Quarta Doze e Trinta do dia 23 de setembro, no auditório da Reitoria. Trata-se de espetáculo improvisado a partir de histórias contadas pelo público. A cada apresentação, criam-se situações diferentes, com personagens que nunca se repetem. Os atores constróem as cenas no palco, diante do público. A direção é da professora Mariana Muniz, da UFMG.

Os espectadores participam da criação do espetáculo, sendo convidados a narrar, para os atores-improvisadores, fatos cotidianos, ordinários ou extraordinários, que tenham vivenciado ou ouvido falar. Às histórias do público misturam-se relatos dos próprios atores, em um fragmentado jogo dramatúrgico que põe em cheque os limites entre a realidade e a construção ficcional.

Uma Companhia é constituída por atores formados nos cursos de teatro da Fundação Clóvis Salgado e da UFMG.

UFMG apresenta experiência em Saúde da Família para El Salvador

A UFMG recebeu no último dia 16 uma comitiva de El Salvador, liderada pela ministra da Saúde do país, Maria Isabel Rodrígues, que veio conhecer as experiências desenvolvidas pela Universidade na área. Os visitantes conheceram o programa Ágora, de capacitação em larga escala de profissionais em Saúde da Família, atualmente com 1.200 alunos. Também foram abordados os campos da gestão do trabalho e educação na saúde, além de apresentado o projeto Telessaúde.

“Estamos desenhando um projeto de cooperação internacional com o Brasil, um país muito avançado em modelo de assistência universal à saúde da população. A visita a Belo Horizonte é um componente importante para analisar as experiências em atenção primária à saúde e a UFMG tem papel essencial na formação dos profissionais”, afirmou a ministra.

A comitiva de El Salvador foi composta por representantes do Ministério da Saúde do país e por dois especialistas em saúde do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Também participaram da reunião representantes do Ministério da Saúde do Brasil, Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, das faculdades de Medicina e Odontologia e escolas de Enfermagem e Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.