Busca no site da UFMG

Nº 1669 - Ano 36
28.9.2009

Personalidades e familiares de escritores mineiros são homenageados pela UFMG

Ana Rita Araújo

Sessão solene e exposição de obras que compõem o Acervo dos Escritores Mineiros marcam, nesta segunda-feira, 28, às 19h, na Reitoria, a entrega da Medalha Reitor Mendes Pimentel. “Nesta segunda edição da insígnia, a Universidade reconhece a grande importância de personalidades que prestaram contribuição relevante à Instituição, em diversos setores, seja na área jurídica, na pesquisa, na literatura ou na forma de apoio financeiro”, explica a professora Cecília Nogueira, que integra a comissão responsável pela Medalha. “Em todos os casos, são contribuições que deixam fortes marcas em termos administrativos e acadêmicos”, acrescenta.

Instituída em 2007, a Medalha distingue este ano o advogado Carlos Pinto Coelho Motta, o ex-ministro da Previdência Social Raphael de Almeida Magalhães, o pesquisador Marcos Luiz dos Mares Guia (homenagem póstuma) e os doadores do Acervo dos Escritores Mineiros, nas famílias de Abgar Renault, Cyro dos Anjos, Henriqueta Lisboa, Murilo Rubião e Oswaldo França Júnior.

“A família está muito feliz com a homenagem”, afirma Henriqueta Martins dos Mares Guia, viúva do pesquisador. Segundo ela, cinco dos seis filhos do casal, “exceto a filha que está na França”, virão a Belo Horizonte para a solenidade. Marcos Luiz dos Mares Guia faleceu em 2002, aos 67 anos.

Exposição

Aberta nesta segunda-feira, a exposição com exemplares do Acervo dos Escritores Mineiros permanece no saguão da Reitoria até 9 de outubro. O público poderá visualizar, em vitrines, obras dos cinco escritores homenageados nesta edição da Medalha Reitor Mendes Pimentel, além de amostras do acervo dos escritores Fernando Sabino, Lúcia Machado de Almeida, Otávio Dias leite, José Maria Cançado e Wander Piroli. Também doados à UFMG, tais acervos serão incorporados ainda este ano à exposição permanente na Biblioteca Universitária, no campus Pampulha. Compõem a mostra que está na Reitoria exemplares das chamadas coleções especiais – fragmentos dos acervos de Alexandre Eulálio, Ana Hatherly, Aníbal Machado, Genevieve Naylor, José Oswaldo de Araújo, Valmik Vilela Guimarães e Achiles Vivacqua.

Organizada pela Diretoria de Cooperação Institucional (Copi), a cerimônia reunirá, no auditório da Reitoria, no campus Pampulha, os integrantes dos órgãos de deliberação superior da Universidade – Conselho Universitário, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselho de Curadores e Conselho de Diretores – que compõem também a comissão responsável pela Medalha e convidados.

Quem são os homenageados

Marcos Luiz dos Mares Guia (In Memoriam)
Nascido em Santa Bárbara (MG), em 3 de junho de 1935, formou-se em Medicina na UFMG. Professor titular do ICB, criou e coordenou o curso de pós-graduação em Bioquímica e Imunologia. Foi um dos responsáveis pela descoberta da insulina recombinante e pela fundação da Biobrás, empresa pioneira, no Brasil, na fabricação de insulina. Em 2000, recebeu o título de professor emérito da UFMG. Com a medalha, a UFMG reconhece a sua contribuição para a evolução da ciência brasileira.

Raphael Hermeto de Almeida Magalhães
Nascido em Belo Horizonte, formou-se em Direito na PUC-Rio, em 1956. Ingressou na vida política por intermédio da UDN. Exerceu vários cargos públicos, entre os quais os de vice-governador da Guanabara e deputado federal. Quando da edição do AI-5, rompeu com o governo e foi preso. Em 1978, filiou-se ao MDB. Integrou comissão designada em 1985, pelo governo federal, para elaborar anteprojeto de Constituição, que serviu de base para a Constituinte de 1986.
Foi ministro da Previdência e Assistência Social de março de 1986 a outubro de 1987. Recebe a Medalha Reitor Mendes Pimentel como reconhecimento institucional pelo repasse, como ministro,
de recursos para a conclusão das obras do bloco C do Hospital das Clínicas.

Carlos Pinto Coelho Mottta
Natural de Bom Jesus do Amparo (MG), foi procurador do Ipsemg e professor de Direito Administrativo na PUC Minas. Possui vasta produção na literatura jurídica, com obras teóricas e de direito aplicado. Membro do Conselho de Curadores da Universidade, como representante do Ministério da Educação, foi indicado pela Reitoria em “reconhecimento pelas relevantes contribuições para o desenvolvimento desta Universidade, em especial na assessoria jurídica, em questões de interesse institucional”.


Uma biblioteca de 25 mil volumes

O Acervo de Escritores Mineiros é um espaço permanente de exposição, situado no terceiro andar da Biblioteca Universitária da UFMG, no campus Pampulha. Concebido a partir de perspectiva museográfica e cenográfica, recria o ambiente de trabalho dos escritores, abrigando biblioteca com cerca de 25 mil volumes. Além do espaço reservado para a exposição dos acervos, há ambiente de trabalho para pesquisadores e bolsistas.

Felipe Zig