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Nº 1699 - Ano 36
14.6.2010

Muros permeáveis

Livro reúne reflexões e propostas de diálogo da universidade com saberes e grupos diversos

Itamar Rigueira Jr.

Chris Okamoto
Claudia Mayorga e Luciana Souza: aproximação com movimentos de defesa da democratização social

Grupos, conhecimentos e lutas historicamente alijados da universidade no Brasil precisam estar em contato mais estreito e intenso com o ambiente acadêmico. Esta seria uma tradução fiel da mensagem comum à série de artigos que compõem o livro Universidade cindida, universidade em conexão – ensaios sobre democratização da universidade, lançado na última semana pela Editora UFMG. Produzidos em grande parte por bolsistas do programa Conexões de Saberes na UFMG, os textos oferecem reflexões, diagnósticos e propostas de abertura das instituições de ensino superior e pesquisa ao diálogo com movimentos sociais e a escola pública.

A obra é resultado das experiências do programa nos últimos três anos. Presente em 33 universidades brasileiras, o Conexões de Saberes oferece a estudantes oriundos de escolas públicas e integrantes de minorias, como negros e homossexuais, formação acadêmica complementar e ações de fortalecimento de identidade. “Queremos ajudar a viabilizar uma permanência de qualidade para esses jovens, e estamos certos de que eles proporcionam uma grande oportunidade de entendermos e conversarmos com quem está fora da universidade”, afirma a professora do Departamento de Psicologia Claudia Mayorga, coordenadora do Conexões de Saberes na UFMG e organizadora do livro.

Segundo ela, a obra indica três caminhos para a democratização das instituições. O primeiro movimento sugerido inclui a reflexão – a universidade precisa identificar dinâmicas de inclusão e exclusão e se perguntar se o conhecimento que ela produz chega a quem precisa – e a proposta de instrumentos de combate à desigualdade. “Produzimos um mapa da exclusão na UFMG, para descobrir onde e como estão as minorias, incluindo os professores, e que debates têm sido realizados sobre o tema”, conta Claudia Mayorga.

Outra vertente do trabalho preconiza a aproximação com movimentos ligados à luta pela democratização da sociedade, partindo do pressuposto de que eles detêm saberes tão importantes quanto aqueles historicamente legitimados na academia. E uma terceira frente propõe estreitar laços entre a universidade pública e a escola pública. “Há um abismo entre esses dois universos, o que reforça a ideia de que a universidade é inalcançável e contribui para perpetuar as desigualdades sociais”, explica a organizadora do livro, produzido com apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFMG.

Memoriais

Além de integrar o corpo de autores de Universidade cindida, universidade em conexão, os bolsistas do Conexões de Saberes participaram com a elaboração de memoriais em que descrevem suas trajetórias anteriores à entrada na Universidade, passando pelos impactos do ingresso e os dilemas da integração.

Autora com Claudia Mayorga de ensaio sobre ações afirmativas, a bolsista Luciana Souza revela que o conteúdo desses documentos ajuda a reforçar a convicção de que políticas do gênero não podem se restringir à reserva de vagas e à ajuda socioeconômica. “A inserção de jovens de origem popular exige reconfiguração das lógicas da universidade e a elaboração de novas estratégias individuais e coletivas”, diz Luciana, psicóloga formada pela UFMG que parte de sua própria experiência para afirmar que a participação em ações afirmativas dá ao estudante “um lugar de fala importante, a condição de não apenas assistir, mas de engajar-se e articular demandas”.

Ainda sobre novas estratégias, Claudia Mayorga aponta a dificuldade da universidade em receber alunos que trazem a diversidade para o lado de dentro de seus muros. Ela sugere aos professores, por exemplo, que em vez de dizer “ele não sabe”, referindo-se a estudantes com outras origens e conhecimentos, retornem a questão para si mesmos e para a instituição. “Nossa postura deve ser criativa, devemos nos perguntar o que fazer”, diz a professora da Fafich.

Livro: Universidade cindida, universidade em conexão – Ensaios sobre democratização da universidade
Organização: Claudia Mayorga
Editora UFMG
259 páginas / R$ 35