Busca no site da UFMG

Nº 1751 - Ano 37
3.10.2011

O termo surgiu em 2004 com Thomas Vander Wal, para designar uma classificação popular que se origina das ações de representação da informação desempenhada pelos usuários de diversos serviços na web. É uma inovação que explora o uso da linguagem cotidiana e o potencial das redes sociais na organização da informação.

Caiu na WIKI é PIRANHA

Tese analisa fenômeno das edições em cadeia na Wikipédia brasileira

Marcos Fernandes

Com 10 anos de existência no Brasil, a Wikipédia, com sua proposta de ser uma enciclopédia construída colaborativamente, ainda se encontra na fronteira entre a praticidade e a confiabilidade de seus artigos. Intrigado com o funcionamento interno do site, o professor Carlos Frederico de Brito d’Andréa investigou, em sua tese de doutorado defendida no final do mês passado no programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras, as complexas relações entre os editores e chegou a uma conclusão mais otimista quanto ao conteúdo das páginas wiki.

Para entender as regras que controlam a enciclopédia online, ele concentrou-se na observação da biografia de 91 pessoas vivas, indicadas como “mais influentes do ano” por revistas nacionais. “Estamos falando de pessoas ‘dignas’ de estarem numa enciclopédia”, explica. De acordo com ele, a criação de um perfil como este na Wikipédia começa com certa notoriedade do indivíduo. “Essa biografia é, então, atualizada ao longo da vida. Sempre que acontece alguma coisa – um escândalo, uma doença –, esse fato é incluído.”

Durante a pesquisa, Carlos d’Andréa percebeu que, em momentos de grande visibilidade da pessoa biografada, os artigos atingem picos de edição – que tanto melhoram quanto pioram o texto. “O fato de a pessoa estar mais exposta se reflete no interesse em aperfeiçoar ou vandalizar o artigo”, diz o professor, vinculado à Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ele explica que as ações de protesto podem variar entre alterações sutis (a troca de uma palavra do artigo, como o nome da região onde a personalidade nasceu) e explícitas (como o ato de apagar todos os caracteres para a inserção de uma única frase contendo um xingamento).
Segundo o pesquisador, que tem graduação em jornalismo e mestrado em ciência da informação, a expectativa é de que atitudes desse tipo se tornem cada vez mais raras. “Internamente, a Wikipédia vem desenvolvendo mecanismos sofisticados e detalhados de monitoramento”, informa. Prova disso são os chamados bots, espécie de editores automáticos que fazem ajustes pontuais e repetitivos, como a retirada de termos obscenos e pejorativos. Dados de estudo sobre a Wikipédia em inglês indicam que a participação dos editores-robôs no volume total de edições na Wikipédia aumentou de 2%, em 2006, para 22,1%, em 2011. Já na versão em português, levantamento feito em agosto deste ano mostra que o índice de edições dos bots chegou a 31% do total. “Mas na minha amostragem, em função das especifidades dos artigos, esse percentual foi bem menor, 5,7%”, pondera.

Mordendo a presa

A tendência, de acordo com Carlos d’Andréa, é de que os textos se aperfeiçoem à medida que forem sendo editados. Mas o processo é mais complexo do que parece: “Por vezes há centenas de edições em um período, mas a atualização do texto ocorre por meio de contribuições individuais. Mas se não houvesse dezenas de edições menores, talvez a intervenção do editor da unidade maior também não tivesse existido”, especula. Isso é o que na Wikipédia francesa recebeu o nome de “efeito piranha”. “Uma morde a presa e as outras vão chegando atraídas pelo sangue. O artigo está parado; chega um e mexe, outro também interfere, e isso desencadeia um processo que atrai a atenção para lá”, descreve o pesquisador.

Carlos d’Andréa também identificou diferenças entre a participação dos colaboradores cadastrados e não cadastrados. “Normalmente, os não cadastrados fazem uma edição e somem, fenômeno que chamo de ‘agrupamento’.” Trata-se, segundo ele, de um conceito oposto ao de comunidade virtual, que se caracteriza por vínculos mais pessoais. “Os editores entendem a Wikipédia como um local de trabalho. O foco não são os interesses do indivíduo, e sim o que ele faz.” Já o editor cadastrado, seguindo a lógica do “operário da informação” – termo usado por d’Andréa para classificá-los –, está ciente de que suas colaborações ficarão expostas como histórico virtual, o que funciona como incentivo para melhorar o trabalho.

Tese: Processos editoriais auto-organizados na Wikipédia em Português: a edição colaborativa de “biografias de pessoas vivas”
Autor: Carlos Frederico d’Andréa
Orientadora: Carla Viana Coscarelli
Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Defesa: 30 de setembro