Logomarca Diversa 12
Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 6, nº 12 - julho de 2007 - Edição do Vestibular

engenharias

Engenharia de Minas

Solo fértil para a profissão

Campo de trabalho privilegiado para o engenheiro de Minas

Uma notícia para animar ainda mais aqueles que vão fazer Engenharia de Minas: o Brasil possui a sexta maior reserva de minério de ferro e está entre os maiores produtores desse minério no mundo. Isso sem falar em outros minérios também encontrados em grande quantidade no País. Com esse “solo gentil”, o mercado de trabalho para os profissionais dessa área é animador. E as boas notícias não terminam por aí: o curso de Engenharia de Minas da UFMG é um dos melhores do país.

Os dois primeiros anos do curso são no Instituto de Ciências Exatas (ICEx), no campus Pampulha, e os três seguintes, na Escola de Engenharia, que está se transferindo para o campus Pampulha.

O curso prepara os alunos quanto aos aspectos técnicos, ambientais e de saúde e segurança envolvidos em todas as fases da produção de bens minerais (minerais metálicos, combustíveis fósseis sólidos, minerais industriais, minerais não-metálicos e águas minerais), projetos de Engenharia, estudos de impacto ambiental, planos de controle e de monitoramento ambiental e planos de fechamento de atividades de mineração.

Nos dois primeiros anos, os alunos cursam disciplinas básicas de Matemática, Física, Química, Estatística, Computação e Geologia. Nos três anos seguintes, ele cursa disciplinas específicas da área, que envolvem Geologia, pesquisa mineral, mecânica de rochas, desmonte a explosivo, lavra de minas a céu aberto, lavra de minas subterrâneas e processos de beneficiamento do minério. Os impactos ambientais são discutidos em todas essas disciplinas.

Engenharia de Minas

setaVagas ofertadas: 50

setaTurnos: Diurno

setaDuração do curso: 5 anos

setaUnidade da UFMG onde é oferecido: Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e na Escola de Engenharia

Concorrência no vestibular UFMG
2005 10,44
2006 14,4
2007 13,9

Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade): curso ainda não foi avaliado

Mercados de trabalho: O engenheiro de Minas é um profissional privilegiado quanto ao mercado de trabalho. As empresas mineradoras do país absorvem, com relativa facilidade, a mão-de-obra formada na área. O campo de atuação é amplo e abrange: empresas mineradoras; empresas de consultoria ou prestação de serviços; centros de pesquisa científica e tecnológica; órgãos governamentais; instituições de ensino.

Remuneração média inicial: R$ 3.200,00

SubirVoltar para o topo


Revista Diversa nº 12
Site produzido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG