Aquacultura

Não é só o mar que está para peixe

Impactos negativos do aquecimento global sobre a agricultura fazem crescer o uso de animais aquáticos na alimentação humana, abrindo novo mercado de trabalho

foto_aqua1.jpgO curso de Aquacultura, implantado com recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), será oferecido pela primeira vez no Vestibular 2009. Essa nova área de formação contemplada pela UFMG reflete características do mundo atual, como o consumo cada vez maior do peixe na alimentação humana. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cada habitante do planeta consome, em média, 16,3 kg de peixe por ano. Até o ano de 2030, o número tende a subir para 22,5 kg anuais.

Para dar conta desse consumo, a produção mundial do alimento terá de ser ampliada em 90 milhões de toneladas. "A Aquacultura é um mercado promissor, pelo desenvolvimento do sistema de pesca como fonte de alimento para o homem. Utilizar esses recursos é fundamental, diante de todo o desgaste em relação ao cultivo do solo", afirma Francisco Lobato, diretor da Escola de Veterinária, em Belo Horizonte, onde o curso será oferecido.

O estudante de Aquacultura vai receber formação multidisciplinar. O curso terá também atividades em outras unidades da UFMG, como os institutos de Ciências Biológicas (ICB) e Ciências Exatas (ICEx). O estudante vai aprender desde aspectos técnicos e naturais até questões gerenciais e administrativas relacionadas à área, em cinco segmentos de aprendizado: biologia aquática; sistemas de produção e sanidade aqüícola; engenharia aplicada à aquacultura; administração e economia; e meio ambiente (legislação e controle).

As aulas práticas serão desenvolvidas nos diversos laboratórios da Escola de Veterinária da UFMG, sobretudo no Laboratório de Aquacultura (Laqua), o primeiro do país no sistema indoor, ou seja, em ambiente interno. Também haverá atividades nas unidades de demonstração da Fazenda Experimental de Pedro Leopoldo, que pertence à unidade.

setaVagas ofertadas: 50, com duas entradas por ano

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Diurno

width=Duração do curso: 5 anos

width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Escola de Veterinária, campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG: Curso novo

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (Enade):
Curso novo, portanto, ainda sem avaliação

Mercado de trabalho: O profissional de Aquacultura trabalha em áreas como gestão de empresas de produção aqüícola, pesquisa, segurança alimentar, programas de manejo sanitário para organismos aquáticos, controle de qualidade de produtos, consultoria em políticas e estratégias para o desenvolvimento do setor, melhoramentos genéticos, monitoramento de impacto ambiental e atividades de promoção da inclusão social e econômica de pequenas comunidades.

Remuneração média inicial: R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00

Revista Diversa nº 15