Reuni PDF 

 

Entrevista

Ronaldo Mota, secretário de Educação Superior do MEC

“A qualidade tem sido uma marca das universidades federais”

Ricardo Bandeira

Diversa Vestibular - Que impacto o senhor acredita que o Reuni terá na educação superior pública ao fim de sua implantação?

Ronaldo Mota - Com o Reuni, o MEC pretende estimular a reestruturação acadêmica dos cursos de graduação presenciais, dotando as instituições das condições necessárias para ampliação do acesso e permanência na educação superior.

Diversa Vestibular - Até o momento, o ritmo de implantação do Reuni nas universidades está próximo do que a Secretaria de Educação Superior (SESu) projetou?

Ronaldo Mota - Os projetos de todas as universidades federais já foram apresentados, analisados e homologados. No dia 13 de março último, na presença do presidente da República, foram assinados todos os acordos de metas. O ritmo de implantação está muito bom, atendendo a todas as expectativas otimistas.

Diversa Vestibular - Que mecanismos a SESu adotará para garantir que a expansão se dê com qualidade, e não apenas em termos de quantidade de vagas ou cursos?

Ronaldo Mota - O principal mecanismo será o respeito à autonomia. As universidades federais têm, no seu conjunto, um potencial imenso ainda a ser explorado, desde que a elas sejam conferidas as condições adequadas de funcionamento. A qualidade tem sido - e continuará sendo ainda mais - uma marca das universidades federais. O compromisso delas com o MEC e especialmente com a sociedade é ter em suas metas a questão da qualidade como algo indissociável.

Diversa Vestibular - O senhor acredita que a expansão, por si só, promoverá maior inclusão de estudantes de baixa renda na educação superior, ou ela deve ser acompanhada de outras medidas inclusivas?

Ronaldo Mota - A expansão já tem aberto muitos espaços para promover a necessária e desejável inclusão social pela educação, em especial a educação superior. Obviamente que, se acompanhado de outras medidas, especialmente melhoria de qualidade da educação básica, o processo de inclusão será mais eficiente e mais rápido.

Diversa Vestibular - O Reuni vai mudar significativamente a relação entre o espaço ocupado pelo ensino público e o ensino privado na educação superior brasileira? Este é um dos objetivos do programa?

Ronaldo Mota - Sim, tem tudo para contribuir positivamente para mudar para melhor a educação pública superior brasileira. Serão mais de 104 mil novas vagas de graduação presencial, o que representará em torno de mais 400 mil alunos matriculados a partir de 2012.


Reuni em números

Período de implantação: 2008 a 2011
Investimento: R$ 2 bilhões
Novas vagas nos vestibulares: 104 mil
Novos professores: 13.254
Novos servidores técnicos e administrativos: 10.654
Universidades federais participantes: 53

Fonte: Secretaria de Educação Superior (SESu) / MEC

ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR

1996
Total: 1.868.529 (100%)
Em instituições públicas*: 735.427 (39,36%)
Em instituições privadas: 1.133.102 (60,64%)

2006
Total: 4.676.646 (100%)
Em instituições públicas*: 1.209.304 (25,86%)
Em instituições privadas: 3.467.342 (74,14%)

*Federais, estaduais e municipais

Fonte: Censo da Educação Superior/MEC



Comentários
Busca
Somente usuários registrados podem comentar!

3.26 Copyright (C) 2008 Compojoom.com / Copyright (C) 2007 Alain Georgette / Copyright (C) 2006 Frantisek Hliva. All rights reserved."

 


Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG