Geografia

Para entender a dinâmica da integração do homem

Estudar fenômenos que acontecem na superfície da Terra e conseguir interligá-los, de forma crítica

geografia.jpg

As questões que envolvem a sociedade e sua relação com o espaço e o meio ambiente é uma missão para os geógrafos. Para entender a dinâmica de integração do homem com o território em que vive, é necessário que o profissional aprenda a refinar o olhar através do conhecimento, para conseguir enxergar “com novos olhos” os processos e fenômenos responsáveis pela organização e diferenciação do espaço físico e humano.

“A gente é capaz de sair do mundo e vê outros mundos”. É assim que as gêmeas do 5° período, Aline e Amanda Raposo, de 21 anos, definem a Geografia. Para Aline, “o mais difícil dentro do curso é, além de discutir, fazer a geografia”. As irmãs decidiram entrar juntas na graduação e, hoje, ambas fazem estágio na área de recursos hídricos.

A grade curricular do curso da UFMG, reformulada em 2006, é bastante flexível, o que possibilita ao aluno construir múltiplas possibilidades de formação. O estudante que optar pela Geografia cursará as matérias obrigatórias, mas também terá a possibilidade de escolher uma série de disciplinas optativas agrupadas em áreas temáticas como teoria e métodos, geografia humana, física, ambiental e regional. “Outro aspecto do curso é a carga horária destinada às práticas de campo”, lembra a coordenadora Maria Luiza Grossi Araújo. Nesses trabalhos, os alunos vivenciam em campo as teorias aprendidas em sala de aula.

setaVagas ofertadas: 80, divididas em duas entradas anuais. A entrada do primeiro semestre é reservada aos estudantes do período diurno e a do segundo semestre, aos estudantes do noturno

setaModalidades: Bacharelado e licenciatura

Turnos: Diurno (bacharelado e licenciatura) e noturno (licenciatura)

width=Duração do curso: 4 anos, diurno; e 5 anos, noturno

width=Unidades da UFMG onde é oferecido: Instituto de Geociências (IGC) e Faculdade de Educação (FaE), ambos no campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG
Diurno
2006 10,53
2007 9,40
2008 9,03
Concorrência no vestibular UFMG
Noturno
2006 11,50
2007 8,75
2008 7,75

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (Enade), em 2005:
5

Mercado de trabalho: O bacharel em Geografia pode atuar como pesquisador em órgãos públicos ou privados, instituições de pesquisa, comitês de bacias hidrográficas, e ainda como consultor. Quem optar pela área de pesquisa pode, por exemplo, trabalhar com levantamento e mapeamento ambiental. Já quem escolhe a licenciatura tem a opção de trabalhar em todas as dimensões do ensino, tanto público como privado. Os bacharéis em Geografia podem obter o registro junto aos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREAs).

Remuneração média inicial: Para professores da educação básica, o piso salarial do magistério, definido este ano, é de R$ 950, mas há concursos públicos com remuneração inicial de R$ 1.308,96 para o mesmo cargo. Já para os bacharéis em Geografia, com registro em conselho de classe, há concursos com salário inicial de R$2.759,31.

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG