Gestão Pública

Para aprender a gerenciar

Em busca das melhoria dos bens e serviços, universidade investe na criação de curso de gestão

gestao_publica.jpg

Desenvolver e avaliar programas para a melhoria do serviço público no país é uma demanda urgente de todos os brasileiros. No poder executivo, no legislativo, no judiciário e também em órgãos não-estatais, a presença de um gestor público é fundamental para assessorar e coordenar ações que visem à melhoria desse serviço e a produção de bens públicos para atender às necessidades desses setores e, principalmente, da sociedade.

“Apesar de já existirem muitos profissionais atuando no mercado como gestores, a qualificação ainda é muito insuficiente”, afirma a coordenadora do curso de Gestão Pública da UFMG, Marlise Miriam de Matos Almeida. Para ela, o estudante que pretende ingressar no curso precisa colocar o interesse público acima de qualquer outro. “Espera-se que grande parte dos alunos esboce um interesse pelo público. Vale lembrar que o foco do curso não é a administração, mas sim o setor público”, esclarece a coordenadora. Durante a graduação, o aluno cursará disciplinas relacionadas às ciências políticas, sociais, gerenciais, econômicas, exatas, ciências da informação e antropologia, por exemplo. Além disso, o estágio é obrigatório para a formação do profissional.

O curso é oferecido pela primeira vez na UFMG. Sua criação foi possível depois que a UFMG confirmou sua adesão ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades (Reuni), programa do governo federal que busca a ampliação do número de vagas e cursos oferecidos pelas instituições federais de ensino superior (Ifes).

setaVagas ofertadas: 80, com duas entradas anuais

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Noturno

width=Duração do curso: 4 anos, sendo que 20% da carga horária será realizada na modalidade a distancia, não-presencial

Unidade da UFMG onde é oferecido: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG: Curso novo

Avaliação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): Curso novo

Mercado de trabalho: Os profissionais podem atuar na elaboração de estratégias de participação política para estimular o controle público e otimizar a capacidade de atuação em órgãos públicos: prefeituras, secretarias, coordenadorias, câmaras e assembléias legislativas, assessorias parlamentares, organismos e instituições da sociedade civil organizada e do terceiro setor (ONGs, OSCIPs etc).

Remuneração média inicial: Há concursos públicos com remuneração inicial de R$ 3.500,00 para o cargo de gestor público

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG