Ciências Sociais

Os processos que orientam o poder

Ciência Política, Sociologia, Antropologia e Arqueologia são os eixos de formação do curso, que estimula o aluno a tentar compreender as relações humanas

ciencias_sociais.jpgQuando a estudante Janaína Barbosa, vê as notícias ruins sobre a política brasileira, mais do que se indignar ou se desiludir, ela tenta compreender os processos que orientam o poder. No 8º período do curso de Ciências Sociais, ela participa de uma pesquisa sobre o regionalismo na política do país. “Para entender os problemas que nos rodeiam e tentar solucioná-los, é imprescindível o conhecimento que a Ciência Política e a Sociologia trazem”, analisa a estudante.

Além da Sociologia e da Ciência Política, o curso de Ciências Sociais também oferece como eixo de formação a Antropologia e a Arqueologia. Como explica o coordenador, Geraldo Élvio Vargas, no início da graduação os alunos fazem disciplinas nessas três áreas e, em seguida, podem direcionar a formação para aquela que mais lhe interessa. “Além desse núcleo específico, o aluno poderá escolher uma formação complementar em outras áreas do conhecimento”, acrescenta. Dessa forma, é possível estudar disciplinas da Geografia e da Biologia, por exemplo, para se aprofundar em questões ambientais.

Quem opta pelas Ciências Sociais, entretanto, deve ter muito gosto pela leitura e interesse em compreender as relações sociais, culturais e de poder. Depois de formados, os cientistas sociais podem atuar como gestores de programas sociais, na elaboração e avaliação de políticas públicas, para o que devem escolher a modalidade bacharelado. Mas, assim como no caso da Filosofia, o Congresso aprovou em 2008 a obrigatoriedade do ensino de Sociologia no ensino básico, o que deve ter impactos positivos sobre o mercado de trabalho para quem escolher a modalidade licenciatura.

setaVagas ofertadas: 80 vagas, com duas entradas por ano

width=Duração do curso: 4 anos

width=Unidades da UFMG onde é oferecido: Faculdades de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) e de Educação (FaE), ambas no campus Pampulha

width=Modalidades: Bacharelado e licenciatura

Turno: Diurno

Concorrência no vestibular UFMG
2006 8,49
2007 7,93
2008 7,78

Avaliação no Exame Nacional
de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2005:
5

Mercado de trabalho: Pesquisa, docência (licenciatura), consultoria a organizações governamentais, não-governamentais e movimentos sociais.

Remuneração média inicial: R$ 950,00 (professor)

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG