Letras

Os sentidos das palavras

Curso oferece nove áreas de estudo, que variam do português ao grego. Com adesão ao Reuni, número de vagas total, que era de 300, passa para 420

letras.jpg

Letras em diversas línguas, formas e sentidos. Quem opta pela graduação em Letras na UFMG deve escolher sua habilitação dentre as nove áreas de estudo desenvolvidas pela Faculdade de Letras (Fale): Português, Inglês, Francês, Italiano, Espanhol, Alemão, Grego, Latim e Lingüística. E ainda definir se quer dedicar-se ao ensino nos níveis fundamental e médio, cursando, portanto, a modalidade licenciatura, ou se prefere dedicar-se à pesquisa em temas relativos aos conhecimentos lingüísticos, literários e culturais, escolhendo, desta forma, a modalidade bacharelado.

Além disso, o curso tem currículo bastante aberto, o que permite ao aluno grande liberdade na escolha das áreas e conteúdos em que pretenda especializar-se. "Isso é um pouco difícil para o aluno que acaba de sair do ensino médio, porque há muita liberdade. Aqui ele precisa buscar o amadurecimento intelectual e construir a sua autonomia acadêmica", avalia o coordenador adjunto do curso, Antônio Martinez. A estudante Paula Francioli confirma que demorou a se adaptar a tanta liberdade. "Tomei um choque por causa das teorias, eu não entendia aquilo tudo".

Hoje no 6º período da licenciatura, Paula já está totalmente envolvida pelo curso. Ela é uma das monitoras da disciplina sintaxe do português e ajuda colegas mais novos. “Eu queria ter a experiência de como é dar aula, como é lidar com o aluno”, relata. Para quem pretende se dedicar à licenciatura, além da possibilidade de ser monitor em alguma disciplina, o aluno também pode se exercitar no ensino de línguas nos cursos do Centro de Extensão da Faculdade de Letras (Cenex/Fale), oferecidos para a comunidade externa.

Para os bacharelandos, a opção são os núcleos de estudos formados pelos professores. São mais de 30 grupos diferentes que pesquisam temas como a literatura brasileira, tradução e edição de publicações. Com a adesão do curso ao Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), em 2009 serão ofertadas mais vagas 20 vagas no período diurno e mais 100 no período noturno.

setaVagas ofertadas: 420,  sendo 160 para o período diurno, com duas entradas anuais, e as outras 260 para o noturno, também com duas entradas por ano

setaModalidades: Bacharelado e licenciatura

Turnos: Diurno (bacharelados em  Grego, Inglês, Latim e Lingüística; licenciaturas em Francês, Inglês, Italiano e Português) e noturno (bacharelados em Inglês e Português; licenciaturas em Alemão, Espanhol, Inglês e Português).

width=Duração do curso: 4 anos

width=Unidades da UFMG onde é oferecido: Faculdade de Letras (Fale) e Faculdade de Educação (FaE), ambas no campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG
Diurno