Especial

Em 2009, vestibular da UFMG traz muitas novidades

No Vestibular UFMG 2009 serão oferecidas 6.020 vagas em 65 cursos, 1.306 a mais que no Vestibular UFMG 2008, quando havia 4.714 vagas em 49 cursos. Além do aumento de vagas, esta edição do concurso traz outras novidades, como a implantação do bônus para alunos egressos de escolas públicas. Também pela primeira vez as inscrições e a obtenção do comprovante de inscrição serão feitas exclusivamente pela internet.

Nesta edição do concurso, todas as provas da segunda etapa terão o número de questões reduzidas. Os candidatos ao curso de Medicina farão, além da redação, apenas uma prova, contendo um total de seis questões de Química e Biologia. Outra mudança é o fim do teste de aptidão para o curso de Artes Visuais. Os candidatos a este curso farão provas de habilidades, que serão aplicadas nos dias 23 e 24 de novembro de 2008. Segundo a coordenadora geral da Copeve, professora Vera Resende, elas serão corrigidas apenas se o candidato a este curso for aprovado na primeira etapa do Vestibular.

Também há alterações, a partir de agora, na classificação para a segunda etapa. Nos cursos oferecidos em Montes Claros - Administração, Agronomia, Ciência de Alimentos, Engenharia Agrícola Ambiental, Engenharia Florestal e Zootecnia - serão convocados, para a segunda etapa do Vestibular, no máximo dez candidatos por vaga. Para todos os outros cursos o número de candidatos convocados será de três vezes o número de vagas oferecidas.

Bônus

No ato da inscrição, o candidato que comprove ter cursado as quatro últimas séries do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio em escola pública, poderá optar por concorrer ao Programa de Bônus de 10% em sua nota final, em cada uma das etapas do Concurso. Ou seja, à nota final de cada etapa desse candidato será aplicado um multiplicador de 1,10 (um vírgula dez). Os candidatos que atendam esses requisitos e, ainda no ato da inscrições, declararem-se negros ou pardos terão sua nota acrescida em 15%, ou seja, à nota final de cada etapa desse candidato será aplicado um multiplicador de 1,15 (um vírgula quinze).

Para concorrer ao bônus, o candidato que, no ato da inscrição, optou pelo Programa, deve enviar à Copeve, até 26 de setembro de 2008, cópia dos documentos que comprovem a trajetória escolar exigida e, caso seja aprovado no Vestibular UFMG 2009, deve apresentar os originais dos documentos na data do Registro Acadêmico.

Caso opte pelo Programa de Bônus, mas não comprove ter cursado as quatro últimas séries do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio em escola pública, o candidato perderá direito ao bônus e concorrerá ao Vestibular nas mesmas condições dos demais candidatos não-optantes.

Novas vagas

Com a adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a UFMG abrirá, de 2008 a 2011, um total de 2.086 vagas em seus cursos de graduação. Das 2.086 novas vagas, 67,5% são noturnas. As restantes são de cursos diurnos. O aumento de vagas resulta da de três diferentes ações: a criação de cursos inéditos; a abertura no turno noturno de cursos já existentes em horário diurno; e a ampliação de vagas em cursos antigos.

Em 2009 começam a ser oferecidos 16 novos cursos, além de mais dois cursos noturnos já existentes em horário diurno; criação de novas habilitações no curso de Música; e expansão de vagas em 14 cursos, totalizando um aumento de 1.236 vagas. Destas, 710 são noturnas. Em 2010, serão abertos 13 outros cursos de graduação. Para 2011 está prevista a expansão de 30 vagas no curso diurno de Física, que atualmente oferece 45 vagas. A expansão de vagas começou em 2008, com a criação do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e a expansão de 10 vagas em Engenharia Química.

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG