Literatura do Campo

Educação para o campo

As relações do homem com a terra, a natureza e a produção de alimentos exigem um conhecimento específico que corresponda às necessidades de quem vive no meio rural. Essa e outras questões levaram a UFMG, a partir de 2009, a oferecer o curso de Licenciatura do Campo, criado a partir da adesão da universidade ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). O curso terá duração de quatro anos e vai oferecer habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.

De acordo com a coordenadora do novo curso, Maria Isabel Antunes, parte das atividades serão ofertadas na Faculdade de Educação (FaE), e parte nas comunidades agrícolas. “Esse curso visa formar profissionais especificamente para a docência atendendo as especificidades de organização espacial das moradias, do trabalho e da cultura dos povos do campo”. Para tanto, os alunos vão ter aulas de política agrária, uso da terra, meio ambiente, além das disciplinas tradicionais da área de educação, como filosofia, antropologia e didática.

A educação voltada para o campo já vem sendo testada na universidade desde 2005. A UFMG oferece o curso Pedagogia da Terra, em parceria com o Ministério da Educação, para formar educadores do campo.

setaVagas ofertadas: 35, com uma entrada anual no segundo semestre

setaModalidades: Licenciatura

Turno: Diurno

width=Duração do curso: 4 anos

width=Unidades da UFMG onde é oferecido: Faculdade de Educação (FaE), campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG: curso novo

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (Enade), em 2006:
curso novo

Mercado de trabalho: Na área de educação em escolas agrícolas

Remuneração média inicial: A profissão é recente, mas uma referência são as remunerações dos professores. Em escolas estaduais, o piso salarial em Minas Gerais é de R$ 450,00 para os professores de nível médio e de R$ 660,00 para os de nível superior.

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG