MABE
BETHONICO
"Mabe Bethônico e O
Colecionador (I)", a exposição que inaugura o programa
dedicado a obras do Acervo do Museu, inclui uma obra
que não está efetivamente incorporada a ele, embora
seja prioritária para aquisição. A obra O Colecionador
foi escolhida justamente em razão de ela questionar
as estruturas e o sistema de aquisição, exibição e
conservação museológicos, forçando o Museu a repensar
e a se flexionar diante de características tão antimuseológicas.
Tal desafio se impõe cada vez mais, de múltiplas e
inesperadas formas, à instituição de arte contemporânea.
Mais ainda, O Colecionador, como indica seu título,
aborda questões centrais à noção de acervo -a coleção,
o colecionador e o colecionismo.
Mabe Bethônico deu
início a O Colecionador em 1997, e vem desenvolvendo-o,
alargando-o e tornando-o mais complexo, desde então.
Trata-se de um grande arquivo de imagens e textos
retirados de jornais e organizado de acordo com uma
classificação que parte de quatro grandes
temas: "Destruição", "Corrosão",
"Construção" e "Flores".
A partir desses temas iniciais, uma série de
outros subtemas são classificados e distribuídos
em caixas que, por sua vez, contêm outros subtemas
classificados e distribuídos em pastas, denominados
ensaios. Essa classificação aparentemente
totalizante e rigorosa é na realidade altamente
mutante e parece fadada a jamais satisfazer o espírito
enciclopedista e organizador do colecionador arquivista.
A cada nova incursão entre periódicos, caixas e pastas,
Mabe Bethônico e o colecionador com freqüência encontram
novos títulos, temas e rubricas, ora combinando categorias,
ora subdividindo-as. |