Tarso
O ministro da Educação defendeu o papel das universidades na cooperação internacional
Foto: Eber Faioli

Tarso Genro abre congresso internacional na UFMG

06 de julho de 2004

A contribuição do intercâmbio entre as universidades para o desenvolvimento social está em pauta na capital mineira. No início da noite desta terça-feira, 6 de julho, a reitora Ana Lúcia Gazzola recebeu, no Conservatório UFMG, o ministro da Educação, Tarso Genro, para abertura do 2º Congresso Euro-latinoamericano de Universidades, que prossegue até o dia 9 de julho, com participação de cerca de 80 reitores e outros dirigentes de instituições brasileiras, latino-americanas e européias. O ministro proferiu a primeira palestra do evento, abordando o tema Universidade: cooperação internacional e diversidade.

Durante a cerimônia de abertura, após apresentação da pianista Tânia Mara Lopes Cançado, a reitora Ana Lúcia Gazzola fez um agradecimento especial às 67 universidades e demais instituições que participam do Congresso. No início de seu depoimento, ressaltou a importância da presença do ministro Tarso Genro como manifestação da disponibilidade do governo em discutir a situação da educação brasileira. “Estamos certos de que esta visita indica o apreço com que o governo brasileiro, na pessoa do ministro, vê a educação superior neste país”, disse.

A reitora elogiou, ainda, o apoio do ministro ao debate entre as diversas instâncias relacionadas com a mudança dos rumos da educação no Brasil. “Ressalto, de modo particular, os seus esforços na defesa das condições garantidoras da permanente qualificação do sistema público de ensino superior neste país e na criação de um amplo espaço de interlocução”, disse. Em seguida, Ana Lúcia Gazzola comentou a importância de se buscar estratégias para que, como fruto da “persistência por um ideal”, a universidade esteja cada vez mais próxima da sociedade.

Em outro momento, a reitora comentou os desafios a serem enfrentados na atualidade, em decorrência da globalização econômica. E reforçou o empenho das universidades na busca por saídas coerentes e solidárias: “Sabemos que não é suficiente o que podem fazer as instituições universitárias nesse cenário. Entretanto, é nas universidades que trabalhamos, é a elas que dedicamos o melhor de nossas energias. Talvez devamos insistir em recorrer ao ethos da instituição universitária e, diante da crise, buscar o melhor que a nossa tradição humanista pode nos oferecer: a disposição de reafirmar o primado da razão de humanidade sobre a razão do Estado”.

Quanto ao 2º Congresso Euro-latinoamericano de Universidades, a reitora ressaltou suas expectativas em torno do debate sobre a diversidade e a cooperação. Segundo ela, é preciso que as instituições de ensino superior criem estratégias e dispositivos capazes de ampliar os benefícios decorrentes do conhecimento: “Desejamos que, uma vez mais, nos comprometamos com o dever da esperança”.

Ministro Tarso Genro
Na palestra de abertura do Congresso, que contou com a presença do reitor da Universidade de São Paulo (USP), Adolpho José Melfi, como moderador, o ministro da Educação, Tarso Genro, “redesenhou” o tema da cooperação internacional e da diversidade entre universidades a partir de três diferentes eixos da atualidade. “Estou falando da redefinição das relações internacionais brasileiras, do combate à fome e da busca de estabelecimento de novo sistema de cooperação. É preciso um debate global acerca da política de subsídios”, afirmou.

Segundo o ministro, as ações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não buscam ruptura, nem seletividade nas relaçõe do Brasil, no plano internacional. “O investimento, na verdade, é na busca de relacionamentos que apontem para a retomada de um projeto nacional”, disse. A partir daí, Tarso Genro lançou indagações sobre a realidade da cooperação entre os estados, a contribuição da democracia mundial para a estabilização dos direitos sociais e o processo de homogeneização política e cultural por que passa o mundo: “De fato, o panorama não é favorável. Por isso, quero apoiar contra-tendências, representadas, muitas vezes, pelas universidades”.

Para o ministro da Educação, as instituições de ensino superior, principalmente nos países em desenvolvimento, como o Brasil, desempenham papel importantíssimo na consolidação da excelência do conhecimento e na construção de um projeto de nação. “Nosso país busca requisitos fundamentais, como, por exemplo, coesão social e controle do território nacional. As universidades, portanto, são vitais na construção de um projeto integrado para nações inconclusas como a nossa”, completou.

Mesa de abertura
Além da reitora Ana Lúcia Gazzola e do Ministro da Educação, Tarso Genro, compuseram a mesa de abertura do Congresso a Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais e ex-reitora da UFMG, professora Vanessa Guimarães Pinto; o diretor do departamento de Projetos Especiais de Modernização e Qualificação do Ensino Superior da Sesu, Oscar Acselrad; o secretário executivo da Associação de Universidades Grupo Montevideo, professor Jorge Brovetto; e o presidente da Associação de Universidades Grupo Coimbra e reitor da Universidade de Granada, professor David Aguilar Peña.

Durante a cerimônia de abertura, o secretário executivo da Associação de Universidades Grupo Montevideo, Jorge Brovetto, comentou os “novos tempos por que passa a América Latina". Segundo ele, as universidades revelam hoje seu grande compromisso com o combate à miséria e à exclusão social. “A educação superior tem muito por dizer. A cooperação internacional das universidades baseia-se na solidariedade e na solução de problemas”, afirmou.

Seu colega David Aguilar Peña, presidente da Associação de Universidades Grupo Coimbra, também ressaltou o empenho solidário das instituições de ensino superior. “Trabalhamos dentro da perspectiva da autonomia universitária. Precisamos buscar excelência, reafirmar nosso compromisso social e fortalecer nossas ações de internacionalização do conhecimento. Estamos convencidos da necessidade de um mundo mais solidário”, completou.

O Congresso
Realizado pela UFMG, o Congresso conta, até o dia 9 de julho, com a presença de dirigentes de universidades do Grupo Montevideo, formado pelas universidades de Buenos Aires, La Plata, Rosário, Córdoba, Tucumã (Argentina); República Uruguay (Uruguai); Nacional de Assuncion (Paraguai) e Católica do Chile, além de quatro instituições cubanas.

Entre as européias confirmaram presença as universidades ligadas ao Grupo Coimbra, como as de Salamanca (Espanha), Genebra (Suiça), Bergen (Dinamarca), Tartu (Grécia), Galway (Irlanda), Tor Vergata, Bolonha, Siena (Itália) e Leiden (Holanda). Das brasileiras, virão reitores da maioria das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), das universidades católicas de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, além das estaduais paulistas - Usp, Unesp e Unicamp

Serão discutidos temas como a defesa do princípio de educação como bem público, as estratégias e instrumentos de cooperação universitária e a identificação de áreas promissoras para a cooperação. De acordo com a diretora de relações internacionais da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, "a cooperação entre as instituições universitárias impõe-se como necessária diante da evidência dos efeitos da globalização predatória e indutora de crescentes desigualdades",

Em sua primeira edição, há dois anos, o Congresso foi realizado em Salamanca, na Espanha.

Mais informações na página eletrônica do Congresso.

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente