O departamento de Matemática do ICEx recebe, até o dia 16 de outubro, inscrições para a Olimpíada Mineira de Matemática, que acontece no dia 22 deste mês. As inscrições, abertas a escolas públicas, devem ser feitas por meio da Internet (www.mat.ufmg.br/~olimp). Na competição, os estudantes resolvem problemas matemáticos que envolvem raciocínio e criatividade. As provas serão realizadas simultaneamente em cerca de 500 escolas. A idéia de centralizar as atividades em um só ambiente, como o campus universitário, por exemplo, esbarra nas dificuldades de transporte dos alunos. "Queremos facilitar ao máximo a participação", diz Seme Gebara, ressaltando que a inscrição é feita em nome da escola, por professores ou diretores, e não pelos alunos individualmente. Podem participar todos os estudantes a partir da 5ª série do ensino fundamental, distribuídos em três níveis: um, para alunos da 5ª e 6ª séries; Dois, para estudantes da 7ª e 8ª séries; e três, para alunos do ensino médio. Após a competição, aqueles com melhor desempenho receberão prêmios e certificados em cerimônia a ser realizada na UFMG. Professores "Qualquer professor de escola pública, trabalhando com os dois últimos ciclos do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio, está convidado a participar destes encontros", diz o coordenador, ao lembrar que no final de setembro o grupo participou de oficina que definiu as questões da próxima olimpíada. Outras informaçãoes sobre a Olimpíada Mineira de Matemática no endereço www.mat.ufmg.br/~olimp.
Segundo o professor Seme Gebara Neto, um dos organizadores da Olimpíada, a iniciativa tem por objetivo estimular o interesse dos alunos, detectar e incentivar jovens talentos, contribuir para a formação dos professores e para a melhoria do ensino da matemática.
A organização da Olimpíada procura envolver professores de escolas públicas, estimulando-os a participar do planejamento e da execução de todas as atividades relacionadas às olimpíadas em Belo Horizonte. Segundo Seme Gebara, os encontros do grupo têm também como objetivo debater a forma atual do ensino da matemática e a partir da resolução de problemas e desafios que em geral não estão presentes nos livros didáticos gerar idéias para tornar a matéria mais atraente aos alunos.