Universidade Federal de Minas Gerais

MichelSpira.jpg
Professor Michel Spira, do departamento de Matemática da UFMG
Foto: Eber Faioli

Salvador sedia 2ª Bienal de Matemática

sexta-feira, 22 de outubro de 2004, às 13h12

Começa nesta segunda-feira, 25, e prosssegue até dia 29, em Salvador (Bahia), a 2ª Bienal de Matemática (www.bienasbm.ufba.br), encontro aberto a alunos do ensino médio, pesquisadores e grande público, promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática (www.sbm.org.br).

Evento itinerante, cuja primeira edição aconteceu na UFMG, a Bienal será palco de conferências, minicursos, oficinas, mesas-redondas, exposições de pôsteres e de laboratórios de ensino de Matemática.

Projeto nacional
Segundo o professor Michel Spira, do departamento de Matemática da UFMG e membro da Comissão Organizadora do evento, a realização da Bienal é um dos frutos do Projeto Universidade Escola SBM, entregue pela entidade aos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, com o objetivo de interferir positivamente em todos os níveis da escala produtora de matemática e de professores da matéria no País.

Além de divulgar a matemática e fomentar a interação entre as diversas faixas da comunidade matemática brasileira, a Bienal pretende estimular a produção de textos na área, uma vez que a bibliografia matemática brasileira é ascassa, tanto na área didática quanto na paradidática, nos níveis médio e de graduação.
A Bienal é uma realização do SBM em parceria com o Instituto do Milênio, do Ministério da Ciência e Tecnologia, e conta com o apoio do CNPq, da Capes, da Sesu/MEC, Fapesp, Fapemig e UFBA.

Além de Michel Spira, outros sete professores do departamento de Matemática da UFMG participam da Bienal, como conferencistas.