Universidade Federal de Minas Gerais

Tecnologia e Movimentos Sociais são temas de seminário

segunda-feira, 29 de novembro de 2004, às 13h46

Muito se discute a respeito da inserção da tecnologia em vários campos e seus reflexos. Assim como tantas outras áreas, os movimentos sociais assumem novas diretrizes face à tecnologia. Essa questão será abordada no Seminário Movimentos Sociais em Rede: Limites e Possibilidades da Tecnologia, que acontece no dia 2 de dezembro, a partir das 18h30 na Faculdade de Educação (FaE). As inscrições serão feitas no local.

A principal questão a ser discutida é a presença da tecnologia na atuação dos movimentos sociais, seus limites e possibilidades, dando ênfase aos movimentos juvenis.

Segundo Juarez Dayrell, professor da FaE e coordenador do Observatório da Juventude, cada vez mais os movimentos sociais utilizam-se da Internet como meio de articulação em rede. Ele destaca que, especialmente os jovens, elaboram as mais diferentes formas de linguagem, como bloggs, com a finalidade de fortalecer movimentos dos quais participam.

A apresentação de percussão do Bloco-oficina do Grupo Tambolelê abre o evento. Em seguida, será dado início ao seminário, com as presenças da jornalista Sônia Aguiar Lopes e a professora do Departamento de História e Diretora do Centro Cultural UFMG, Regina Helena Alves da Silva. Sônia Aguiar, que é consultora nas áreas de redes sociais, sites e portais, fala sobre movimentos sociais em geral. Já a professora Regina Helena, que coordena o Projeto Rede de Inclusão e Letramento Digital – Rede.Lê, discute o uso da tecnologia nos movimentos juvenis e a questão da inclusão digital.
Após o seminário, acontece o lançamento do site do Observatório da Juventude. Encerrando a programação, o grupo de hip hop Nossart apresenta-se.

O seminário é promovido pelo Observatório da Juventude da Faculdade e tem apoio do Programa de Apoio Integrado a Eventos (PAIE-UFMG), Instituto Marista de Solidariedade, Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), FaE e Grupo D-vEr.CiDaDe CuLturaL.

Programação

18h30 - Apresentação Cultural
Bloco-oficina do Grupo Tambolelê

19 horas - Seminário
Movimentos Sociais em Rede: limites e possibilidades da tecnologia

Paticipação de:
Sonia Aguiar Lopes – Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professora da UFF, Jornalista e Consultora nas áreas de redes sociais, sites e portais.

Regina Helena Alves da Silva – Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, Professora da UFMG, Diretora do Centro Cultural da UFMG e Coordenadora do programa Rede Lê.

21h30 - Lançamento do Site do Observatório da Juventude da UFMG

22 horas - Apresentação Cultural
Grupo Nossart