Antes de realizar suas matrículas em 2005, os estudantes de graduação da UFMG deverão responder à Avaliação de Cursos e Disciplinas, um conjunto de questionários elaborado pela Pró-Reitoria de Graduação para radiografar os cursos da Universidade. As questões já estão disponíveis na página http://venus.adm-serv.ufmg.br/avaliacao/Logon.jsp e podem ser respondidas mediante a apresentação do número de matrícula e da senha acadêmica. Os questionários são a principal fonte que a Comissão Permanente de Avaliação do Ensino de Graduação utiliza, desde 1998, para avaliar internamente os cursos oferecidos pela UFMG. Aplicado semestralmente, o questionário do aluno é composto por perguntas detalhadas que permitem ao estudante opinar sobre vários aspectos das disciplinas cursadas: conteúdo e objetivos, programa adotado, plano de ensino, processos didáticos, integração ao currículo entre outros. As informações são registradas e formam um banco de dados, que permite o monitoramento da opinião dos alunos por turma e professor. A partir daí, a Comissão disponibiliza os resultados quantitativos da avaliação das disciplinas na página da Prograd. Já os resultados da avaliação dos docentes são encaminhados aos coordenadores e chefes de departamento. Planejamento
Além de espaço para opinar, o preenchimento dos questionários é essencial para a realização da matrícula via internet, procedimento adotado por quase todos os cursos da UFMG.
Com o diagnóstico nas mãos, a Pró-Reitoria de Graduação pode tomar medidas para melhorar a qualidade do ensino na Universidade. "É através dos questionários de avaliação que os órgãos executivos tomam consciência dos problemas e podem agir, buscar soluções e proporcionar um ensino de qualidade", ressalta a professora Cristina Augustin, pró-reitora de Graduação. Para ela, o processo de avaliação só pode ser bem-sucedido com a participação maciça dos alunos. "Se apenas uma pequena parte responder, não temos como comprovar, por exemplo, se determinada crítica procede e tem fundamento", argumenta. E para os que pensam que reponder o questionário "não adianta nada", Cristina Augustin garante: os resultados da avaliação têm efeito real sobre o planejamento dos recursos da Universidade.