Universidade Federal de Minas Gerais

Editora UFMG lança livros durante Encontro Internacional de Performance

sexta-feira, 11 de março de 2005, às 18h43

Duas obras da Editora UFMG serão lançadas, dia 15 de março, de 19h15 às 20h45, no Conservatório UFMG (avenida Afonso Pena, 100), dentro da programação do V Encontro Internacional de Performance. Trata-se dos livros A conveniência da cultura - usos da cultura na era global, de George Yúdice e Ficções de fundação - os romances nacionais da América Latina, de Doris Sommer.

aconvenienciadacultura.jpgProfessor do programa de estudos americanos e de literaturas e línguas espanhola e portuguesa e diretor do Centro de estudos latino-americanos e do Caribe, na Universidade de Nova Iorque, George Yúdice discute, em A conveniência da cultura: usos da cultura na era global, a maneira pela qual grupos, de ativistas nativos e nações-Estado a organizações não-governamentais, chegaram a ver a cultura como valioso recurso para investimentos, contestações, e como ferramenta para diversos propósitos sociopolíticos e econômicos.

Uma série de estudos desafia a noção gramsciana da luta cultural pela hegemonia. O autor descreve, ainda, um mundo onde a "alta" cultura é uma forma de desenvolvimento urbano, em que rituais e práticas estéticas do dia-a-dia são mobilizados no sentido de promover o turismo e as indústrias do patrimônio, e onde as indústrias de cultura de massa abarcam partes significativas do Produto Nacional Bruto de várias nações. No livro, há, ainda, um estudo especial sobre o movimento Funk no Rio de Janeiro.

George Yúdice também é autor de Vicente Huidobro y la motivación del lenguaje poético (1978), co-autor de Cultural policy (2002) e co-editor de On edge: the crisis of contemporary Latin American culture (1992)

ficcoesdefundacao.jpgFicções
Ficções de fundação trata dos romances sentimentais da América Latina, especialmente os do século 19, que dramatizam a construção das modernas comunidades nacionais e a formação de seus cidadãos. Doris Sommer evidencia as articulações entre ficção e história, erotismo e política na literatura do continente. Para tal, baseia-se em repertório teórico que incluem diálogos, muitas vezes discordantes, entre autores como Foucault, Lacan, Gramsci, Benedict Anderson, Walter Benjamin, Paul de Man e Fredric Jameson.

Numa perspectiva comparatista da crítica feminista da cultura, a autora cruza elementos de gênero, raça e classe social na análise de um corpus formado por obras canônicas nacionais, tais como Facundo e Amalia (Argentina), Sab (Cuba), María e La vorágine (Colômbia) Martín Rivas (Chile), El Zarco (México), Enriquillo (Santo Domingos), Cumandá (Equador), Tabaré (Uruguai), Doña Bárbara e Las memorias de Mamá Blanca (Venezuela). E não se descuida nem do Brasil, ao incluir um capítulo sobre O guarani e Iracema, de José de Alencar.

Doris Sommer leciona literatura latino-americana na Harvard University, onde atua também como diretora do Harvard Seminar of Latino Cultures. Organizou The places of history: regionalism revisited in latin america e co-organizou Nationalisms and sexualities. Autora de One master for another: populism as patriarchal rhetoric in dominican novels e Proceed with Caution, when engaged by minority writing in the Americas.

Livro: A conveniência da cultura
Autor: George Yúdice
Preço: R$ 72,00

Livro: Ficções de fundação - os romances nacionais da América Latina
Autor: Doris Sommer
Preço: R$ 67,00

Ambas as obras podem ser adquiridas pela Internet.