O Departamento de Comunicação Social e a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG lançam, no dia 20 de maio, às 19 horas, na Casa do Jornalista (avenida Álvares Cabral, 400), a revista Rádio em Revista. Pioneira, a publicação especializada propõe-se a veicular trabalhos acadêmicos sobre o rádio e reúne artigos de professores universitários e profissionais da área. Em seu primeiro número, Rádio em Revista contará com artigos de professores universitários e comentários pessoas que atuam no meio radiofônico. Os depoimentos, com textos de Rachel Costa e Humberto Santos, resultado de entrevistas realizadas com os professores Carmem Dulce Diniz Vieira, Elias Santos, Paulo Nehmy, Selmma Carvalho, Valdir Castro, Wemerson de Amorim e Fábio Martins, e dos profissionais Christiane Rocha e José Lino. Os artigos são de autoria dos professores Carlos Mendonça, Fábio Martins, Gilmar Rocha, Luciana Andrade, Paulo Ribas, Yonne Grossi e Mozahir Salomão. O professor Bruno Souza Leal, coordenador do Colegiado de Graduação em Comunicação Social, lembra que “a publicação organizada pelo professor Fábio Martins já nasce como referência para todos os ouvintes, sejam eles estudantes, estudiosos ou admiradores.” João Pinto Furtado, diretor da Fafich, diz que “o lançamento de uma publicação especializada, de caráter acadêmico, destinada a editar artigos, ensaios e resenhas em torno da radiofonia em Minas Gerais, no Brasil e no mundo, é, sob todos os aspectos, digno de louvor e comemoração.” Expediente
“Num país com as dimensões do Brasil, o rádio pode e deve tornar-se instrumento da cidadania, por permitir que, em meio ao monopólio concentrado da mídia eletrônica, uma multiplicidade de vozes possa se manifestar”, ressalta a professora Regina Mota, chefe do departamento de Comunicação Social da UFMG.
Rádio em Revista é financiada através de parceria entre a Fafich e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), que viabilizou parte da edição. A editora da publicação é a professora Carmem Dulce Diniz Vieira. A produção ficou a cargo da Cria, empresa júnior do curso de comunicação Social da UFMG, e o organizador é o professor Fábio Martins.