O concurso para escolha do jingle da rádio UFMG Educativa ganhou mais uma semana de prazo para inscrição de propostas. O período para entrega do material foi ampliada de 2 de junho para 9 de junho, devido ao grande interesse que tem despertado na comunidade universitária. Até a última sexta-feira, 27 de maio, a notícia publicada no site da UFMG, com as informações sobre o jingle, já havia sido acessada mais de 950 vezes e o sistema contabilizava mais de 160 downloads do edital, disponível nos formatos DOC e PDF. O vencedor receberá da Caixa Econômica Federal, parceira da UFMG, poupança no valor de R$ 1 mil. A equipe da UFMG Educativa também tem se desdobrado para atender às dúvidas dos candidatos interessados em serem autores da trilha que permanecerá como marca sonora da rádio por pelo menos três anos. Segundo o coordenador executivo da rádio, Elias Santos, as principais dúvidas dizem respeito ao formato do material a ser apresentado no concurso. “Algumas pessoas acham que precisam pagar estúdio para gravar o seu material em formato final. Mas, como o edital esclarece, o que o concorrente deve apresentar é sua idéia, numa gravação 'demo'. A UFMG Educativa vai se encarregar de produzir o material para uso na rádio depois que a peça for escolhida, com uma direção musical”, explica. Embora compor um jingle exija conhecimento específico, o que, naturalmente, reduz o número de participantes, a expectativa é repetir o mesmo sucesso do concurso para escolha do nome e do slogan da rádio - A Estação do Conhecimento. Neste concurso, foram listadas 3.261 visualizações da notícia no site, o que levou a 3.129 downloads do edital. Ao final, 591 propostas foram inscritas. “A comunidade está interessada e esperamos que todos que tenham uma proposta de marca sonora para a rádio se inscrevam”, conclui Elias Santos. Rádio no ar A produção em tempo real é um exercício necessário para que a rádio afine sua programação e readeque questões técnicas e editoriais. Além disso, estão sendo gravados os programas feitos em parceria com os diferentes departamentos e unidades da UFMG, como o Decantando a República e o Batuque na Cozinha, da História; Canta Cantos, da Geografia; Na Onda da Vida, do ICB e Rádio Ciência, da Química, entre outros.
Se a rádio ainda não pode ser ouvida na sintonia 104,5 FM, que passará a ocupar em julho, o movimento nos seus estúdios não deixa dúvida: a rádio está definitvamente no ar. As equipes de programação musical e jornalismo já trabalham em caráter experimental, o que fez da Mostra das Profissões o primeiro evento coberto pelos repórteres da UFMG Educativa.