Universidade Federal de Minas Gerais

Eber Faioli
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Professor Seme Gebara: matemática e diversão

Professor da UFMG coordena olimpíada de Matemática na Grande BH

sexta-feira, 12 de agosto de 2005, às 13h05

Matemática pode ser um desafio divertido. Essa idéia, disseminada entre os alunos de escolas públicas, contribuiu para o clima de grande expectativa que envolve a 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), cuja primeira fase acontece em todo o país nesta terça-feira, 16 de agosto, com o objetivo de difundir essa disciplina como ferramenta básica do conhecimento cientifico e descobrir novos talentos matemáticos entre os estudantes brasileiros.

“É uma iniciativa pioneira, que gerou grande interesse e envolve um número surpreendente de escolas”, afirma o professor Seme Gebara Neto, do departamento de Matemática da UFMG, que coordena a aplicação das provas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Sete Lagoas, Pará de Minas e Divinópolis.

A proposta de uma competição que envolvesse apenas estudantes da rede pública foi apresentada ao governo federal pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A execução do trabalho está a cargo da própria SBM e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), unidade de ensino e pesquisa qualificada como organização social na esfera do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Impacto educacional
Representante em Minas Gerais da SBM, Seme Gebara coordena a equipe de professores e alunos do departamento de Matemática da UFMG, com a participação de alunos do departamento de Física, envolvidos na organização da Olimpíada. “Um evento como este terá grande impacto na educação matemática”, prevê Gebara.

Ele ressalta que ao se deparar com os problemas propostos, os estudantes passam a enxergar a matemática como uma ferramenta útil para resolver questões do cotidiano “de um jeito divertido e pensando de maneira lógica”.

Também os alunos de graduação envolvidos no evento revelam empolgação com a Olimpíada. “Nas reuniões semanais de trabalho, temos oportunidade de discutir e propor exercícios, o que amplia nossa percepção e nossa habilidade de desenvolver problemas”, avalia Luciene de Sousa, aluna do 8º período da graduação em Matemática na UFMG.

“Quero me tornar professora, e esta experiência é muito importante”, conclui. Segundo Gebara, a Olimpíada tem reflexos importantes também na integração das áreas de ensino, pesquisa e extensão universitárias.

Números da Olimpíada
A 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) será realizada em duas fases. Na primeira, dia 16 de agosto, as provas serão aplicadas pelos professores de cada escola, e selecionarão 5% dos alunos inscritos em cada nível.

Haverá provas de nível 1 para alunos de 5ª e 6ª séries, nível 2 para estudantes de 7ª e 8ª séries, e nível 3 para ensino médio.

Há 10,5 milhões de alunos inscritos, dos quais 1,3 milhão são de Minas Gerais.
A segunda fase acontece em 8 de outubro, com aplicação de provas em apenas algumas escolas. No dia 9 de novembro haverá divulgação dos alunos premiados.
Mais informações na página eletrônica www.obmep.org.br.

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