Universidade Federal de Minas Gerais

Felipe Zig
livroindigena.JPG
Livros indígenas, editatos pela UFMG, são lançados no Seminário de Formação de Formadores

Fale lança obras literárias indígenas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2005, às 1h08

Alguns dos livros indígenas, parte do conjunto de 18 obras literárias editadas pela UFMG, foram lançados durante o Seminário de Formação de Formadores, que acontece na Faculdade de Educação, até amanhã, dia 16 de dezembro.

Os livros Penãhã Pradinho e Água Boa e Literatura Xacriabá – uma caixa que reúne os livros Com os mais velhos, Revelando Conhecimentos, Iaiá Cabocla, Sobre a literatura Xacriabá e o CD Conversas – são as primeiras obras editadas pela UFMG, que entrarão para o acervo didático de escolas indígenas de diversas regiões do Brasil.

“São livros didáticos, não serão comercializados. O objetivo é preservar a identidade e a língua das comunidades indígenas”, afirma a coordenadora do projeto, professora Maria Inês de Almeida. Segundo ela, os outros livros, em fase de finalização, devem chegar às escolas ainda no próximo ano.

Edição bilíngüe, o livro Penãhã Pradinho e Água Boa traz contos sobre o universo cultural da comunidade indígena Maxakali. De autoria do próprio povo, são histórias que aconteceram com os antepassados e foram repassadas por meio da literatura oral.

Literatura Xacriabá reúne quatro volumes, entre eles o livro Com os mais velhos e o CD Conversas, textos editados a partir da escuta das vozes e narrativas de velhos xacriabás. Traz ainda um livro de poemas infantis, Revelando Conhecimentos, escrito e ilustrado por alunos indígenas, o livro de narrativas orais Iaiá Cabocla e o estudo Sobre a literatura xacriabá, realizado em pesquisa da Fale.

O projeto
A produção e a edição desses livros são coordenadas pela UFMG em parceria com o projeto Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação (MEC), que destinou um R$ 1 milhão para a edição de mais de 60 livros indígenas, além de CDs, vídeos, mapas, jogos e cartazes.

De acordo com uma das coordenadoras do projeto na UFMG, professora Maria Inês de Almeida, da Faculdade de Letras, a edição das obras atende demanda dos próprios índios, que há muito se empenham em criar instrumentar de preservar suas culturas. "Eles querem mostrar que estão vivos. Os cantos, os ritos e as narrativas, presentes nos livros, são as tradições poéticas que mantêm a unidade étnica de cada povo", explica a professora.

O material didático deve atender a escolas indígenas. Há, no Brasil, segundo o MEC 2.288 escolas indígenas, onde estudam 147 mil alunos do ensino básico. Entre os 7.500 professores que atuam nessas instituições, cerca de 90% também são índios. "As obras foram produzidos pelos próprios índios, durante oficinas nas aldeias e na universidade", conta a professora Maria Inês.

As obras têm tiragens variadas e podem vir na língua nativa, português ou bilíngüe. (Veja lista) Além da UFMG, participaram do processo de produção o Instituto Socioambiental, a Fundação Luiz Freire, de Pernambuco, e a Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat).

Relação de livros
Produzidos em Minas Gerais
- Literatura Xacribá, em Língua Portuguesa - Reúne os livros Com os mais velhos, Revelando Conhecimentos, Iaiá Cabocla, Sobre a literatura Xacriabá e o CD Conversas
- Penãhã - Pradinho e Água Boa, em Língua Portuguesa e Maxakali
- O Machado, a abelha e o rio, em Língua Portuguesa

Produzidos em Mato Grosso
Série Práticas Interculturais
- Cultura e Sociedade - volume 1, em Língua Portuguesa
- Cultura e Sociedade - volume 2, em Língua Portuguesa
- Práticas Pedagógicas e Linguagem, em Língua Portuguesa
- Vida e Meio Ambiente, em Língua Portuguesa
Série Experiências Didáticas
- Pintura Corporal Ikpeng, em Língua Portuguesa e Ikpeng
- Iypywiwe Arexemoonãwa Ra'ygãwa, em Tapirapé

Produzidas em Pernambuco
- Caderno do Tempo, em Língua Portuguesa
- Meu povo conta, em Língua Portuguesa

Produzidos em parceria com o Instituto Socioambiental (Xingu)
- Aprendendo português nas escolas do Xingu –2 (reimpressão), em Língua Portuguesa
- Histórias que revivem os tempos antigos, em Língua Portuguesa
- Ecologia, economia e cultura - livro 1, em Língua Portuguesa