O que fazer se um aluno da 4ª série não sabe ler e escrever? A pergunta, que expõe um dos maiores desafios enfrentados por professores da rede pública, foi colocada em debate no último número do jornal Letra A, editado pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação da UFMG (FaE). Lançado em abril de 2005, para contribuir com a formação continuada de professores do ensino básico, o veículo também está disponível para leitura em versão eletrônica, no endereço www.fae.ufmg.br/ceale. Nesse sítio, o leitor poderá ter contato com uma das melhores publicações editadas pela UFMG. Com projeto gráfico de qualidade, Letra A veicula, em suas 16 páginas, reportagens e entrevistas contendo sugestões de como enfrentar dificuldades que surgem nas salas de aula e, especialmente, em classes de alfabetização. A definição dos temas obedece a um processo participativo, pois o jornal conta com um Conselho de Leitores composto por alfabetizadores voluntários, que lêem e comentam cada edição, com o objetivo de melhorar a qualidade dos conteúdos abordados. De acordo com seus editores, as avaliações são feitas em reuniões abertas ao público, na FaE. Rede nacional Como informa o site do Ceale, a impressão e distribuição de Letra A serão feitas em parcerias com as secretarias estaduais e municipais de educação. O objetivo é que o periódico atinja circulação nacional, beneficiando milhares de professores do ensino básico. Os contatos com a redação do jornal podem ser feitos pelos telefones (31) 3409-3334 e 3409-6211 ou pelo e-mail letra.a@fae.ufmg.br.
A criação de Letra A atende a um projeto mais amplo, coordenado pela Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica. A entidade foi criada pelo MEC, em 2004, com o objetivo de produzir materiais e realizar cursos para aperfeiçoar a formação de docentes. Atualmente, ela é formada por 19 centros em universidades brasileiras, sendo o Ceale um dos cinco centros existentes na área de Alfabetização e linguagem.