Levantamento estatístico do Centro de Computação da Universidade (Cecom), responsável pela gerência da Rede UFMG, revela que 93% das mensagens de correio eletrônico enviadas à comunidade acadêmica são rejeitadas por apresentarem problemas de identificação típicos de spams ou de vírus. Os dados, poucos conhecidos, impressionam: apenas em dezembro, a Instituição recebeu 15,6 milhões de mensagens, das quais apenas 1,9 milhão foram consideradas válidas e aceitas. De acordo com média diária divulgada pelo Cecom, pelo menos 500 mil mensagens eletrônicas foram enviadas em dezembro à Universidade. Esses números, acompanhados da análise sobre o que é feito das mensagens, passaram a ser divulgados mensalmente pelo órgão, desde abril de 2004. Nas tabelas e gráficos apresentados, elas são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou se contém vírus. Essa última etapa está sendo aperfeiçoada, com a entrada de novo sistema anti-spam ocorrida em dezembro, conforme informação divulgada na última edição de O Sistemático - boletim mensal do Cecom. A expectativa é que as modificações efetuadas reduzam essa modalidade de informação indesejada. Os interessados podem acompanhar as estatísticas do sistema no endereço www.cecom.ufmg.br/se_redes.shtml#spam_virus. Conheça os números de dezembro: Médias mensais: Médias diárias de dezembro: Rejeitadas: são as mensagens que, por apresentarem problemas de identificação, em função de ato proposital de terceiros, falha de parametrização do servidor de correio do remetente ou apresentarem características usadas por spammers, são sumariamente rejeitadas. A rejeição consiste na recusa do recebimento da mesma. Este ato de recusa é reconhecido pelo servidor de correio do remetente que, em se tratando de instituição confiável, tem condições de corrigir a falha apresentada e reenviar o e-mail para o destinatário; Aceitas: são as mensagens que, não tendo sido rejeitadas, passam pela análise de conteúdo para se checar se são válidas, spam ou se contém vírus; Válidas: são as mensagens que são consideradas como normais e confiáveis. Após passarem pelo sistema de análise são encaminhadas internamente para o destinatário; Spam: são as mensagens que tem conteúdo típico de mala direta comercial, correntes, boatos ou divulgação de sites ou produtos pornográficos. Estas mensagens, após serem analisadas pelo sistema, são discriminadas diariamente em um e-mail único, que é endereçado ao destinatário mostrando apenas a identificação de seus cabeçalhos. Cabe ao destinatário verificar se deseja receber alguma das mensagens ali relacionadas. Caso opte pelo recebimento de alguma delas, pode solicitar ao sistema o envio da mensagem original completa. Mensagens consideradas como Spam ficam retidas por, no mínimo, 12 dias aguardando esta análise do destinatário, sendo removidas depois de decorrido este prazo. Vírus: as mensagens que chegam portando vírus em arquivos anexos não são entregues, nem informadas aos destinatários. É enviada uma mensagem ao remetente da mensagem portadora do vírus, alertando de que ela estava infectada. Cabe ao remetente reenviar a mensagem, se for o caso. O sistema antivírus renova suas vacinas rotineiramente.
Válidas Vírus Spam Total Aceitas Rejeitadas Total Geral 865.389 5.526 209.786 1.080.701 14.475.099 15.555.800 Válidas Vírus Spam Total Aceitas Rejeitadas Total Geral 27.916 178 6.767 37.861 466.939 501.800
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