UFMG divulga edital de seu Vestibular 2007

sexta-feira, 23 de junho de 2006, às 15h59

A Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) acaba de divulgar o edital do Vestibular UFMG 2007, cuja primeira acontece nos dias 2 e 3 de dezembro. A novidade deste ano diz respeito ao processo de inscrição ao concurso. As pessoas que se inscreverem pelo portal da Universidade, de 13 a 24 de agosto, não precisarão comprar o manual do candidato, que custa R$ 15. Neste caso, eles precisarão pagar, apenas, a taxa de inscrição, no valor de R$ 115. Àqueles que escolherem se inscrever pelos Correios, de 14 a 25 de agosto, será obrigatório adquirir o manual.

“Proporcionamos um benefício para os candidatos que escolherem a Internet. Estimulamos o uso da rede por diminuir o custo para as pessoas e tornar mais eficiente o próprio processo de inscrições”, explica o professor Marcus Vinícius de Freitas, coordenador-geral do Vestibular.

Confira a íntegra do edital do Vestibular da UFMG no site da copeve: www.ufmg.br/copeve.

Provas
As provas da primeira etapa do concurso acontecem nos dias 2 e 3 de dezembro, em Belo Horizonte, Barbacena, Contagem, Conselheiro Lafaiete, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Governador Valadares, Lavras, Montes Claros, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberaba e Viçosa. A segunda etapa será realizada, de 8 a 16 de janeiro de 2007, apenas na capital mineira e em Montes Claros.

Isenções
Os 23.890 candidatos que se candidataram no Programa de Isenção da Taxa do Vestibular poderão conferir a relação dos pedidos aprovados, a partir do dia 4 de agosto, na página eletrônica da Copeve: www.ufmg.br/copeve. A Comissão também enviará correspondência a todos os candidatos que concorreram à isenção. Aqueles que não receberem o comunicado até 9 de agosto, devem entrar em contato com a Copeve, pelo telefone (31) 3409-6700.

Aos isentos, basta comprar o manual do candidato e apresentar, nos Correios, a carta de deferimento da taxa de isenção enviada pela UFMG ou, na Internet, digitar o código específico de seu processo.

Livros de literatura
A Copeve divulgou em abril os livros de literatura indicados para o Vestibular 2007, que devem ser lidos por todos os candidatos do concurso. Segundo o coordenador-geral do Vestibular, professor Marcus Vinícius de Freitas, a escolha das obras privilegiou o cânone das letras nacionais: Machado de Assis, José de Alencar, Cecília Meireles e Murilo Mendes.

“Trata-se de dois grandes romancistas do século 19 e dois poetas do século 20. Ao mesmo tempo, buscamos resgatar a excelente prosa de Nélson Rodrigues, faceta do autor, que, muitas vezes, é ofuscada por sua também ótima dramaturgia”, explica, ao ressaltar que as todas são requintadas e de boa leitura. “Os alunos precisam ter contato com o que há de melhor na literatura brasileira”, completa.

Confira a lista completa das obras literárias:

Senhora, de José de Alencar
O romance Senhora (1875) foi um dos últimos publicados por José de Alencar. Ele é, portanto, um romance da maturidade do autor. Como Diva e Lucíola, pertence à galeria dos perfis de mulher e ao grupo dos romances urbanos, em que estão representados alguns aspectos essenciais da vida social no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX. O tema central de Senhora é o casamento por interesse e conveniência. O enredo do romance constitui um tratamento formal dado a esse tema pelo romancista. No panorama do Romantismo brasileiro, destaca-se como uma das obras mais importantes.

Quincas Borba, de Machado de Assis
O romance Quincas Borba, publicado em 1891, pertence, juntamente com Memórias póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Esaú e Jacó e Memorial de Aires, ao conjunto de romances da chamada segunda fase da carreira de Machado de Assis. Nesse romance são abordados temas como o adultério, a exploração do homem pelo homem e a loucura. Embora não tenha sido privilegiado na fortuna crítica, trata-se de um dos mais impactantes romances do autor.

História do Brasil, de Murilo Mendes
Murilo Mendes foi um dos mais importantes poetas modernistas brasileiros. Estreou em 1930, com o livro Poemas. História do Brasil, seu segundo livro publicado, apareceu em 1932. Com essa obra, o poeta confirmou sua inserção no espírito modernista dos manifestos de Oswald de Andrade (Manifesto da Poesia Pau-Brasil e Manifesto Antropófago) e sua adesão ao espírito crítico-irônico de obras como Macunaíma, de Mário de Andrade. É uma obra pouco conhecida de um dos maiores poetas do Brasil.

Viagem, de Cecília Meireles
Viagem, de Cecília Meireles, foi publicado em 1939, tendo sido premiado pela Academia Brasileira de Letras. Foi ele o primeiro grande livro reconhecido da autora. Eminentemente lírica, Cecília Meireles é, até hoje, uma das mais altas vozes da poesia brasileira – a mais espiritualizada delas. Sua poesia serve bem de antídoto à brutalidade dos tempos atuais.

Livros de Filosofia
Confira também os textos filosóficos a serem lidos, no Vestibular 2007 da Universidade, pelos candidatos aos cursos de Filosofia e Direito. A Copeve ressalta que as traduções brasileiras podem ser encontradas na Biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da (Fafich) da Universidade.

Confira a relação de textos:

PLATÃO. Críton, ou do dever. Além das traduções brasileiras, esgotadas, há no mercado uma edição portuguesa:Apologia de Sócrates/Críton. Edições 70.
HUME, David. Investigação sobre o entendimento humano. Seções I e II. Há edições esgotadas do texto. Ele se encontra também na coleção Os Pensadores.
FREUD, Sigmund. O mal estar na civilização. Partes III, IV e V. Há várias edições do texto, que se encontra também na coleção Os Pensadores.


Data das provas do Vestibular 2007: 2 e 3 de dezembro (1ª etapa) e 8 a 16 de janeiro (2ª etapa)
Obras literárias:
Senhora, de José de Alencar; Quincas Borba, de Machado de Assis; História do Brasil, de Murilo Mendes; Viagem, de Cecília Meireles e A menina sem estrela, de Nelson Rodrigues.
Textos de Filosofia:
PLATÃO. Críton, ou do dever. Além das traduções brasileiras, esgotadas, há no mercado uma edição portuguesa:Apologia de Sócrates/Críton. Edições 70.
HUME, David. Investigação sobre o entendimento humano. Seções I e II. Há edições esgotadas do texto. Ele se encontra também na coleção Os Pensadores.
FREUD, Sigmund. O mal estar na civilização. Partes III, IV e V. Há várias edições do texto, que se encontra também na coleção Os Pensadores.