Universidade Federal de Minas Gerais

Eber Faioli
Museu_Morfologia.jpg
Museu de Ciências Biológicas vai inaugurar Laboratório de Pesquisa e Educação Inclusiva

UFMG abre encontro nacional de museus universitários

segunda-feira, 24 de julho de 2006, às 9h58

Serão abertas nesta segunda-feira, 24 de julho, as atividades do IV Encontro do Fórum Permanente de Museus Universitários e do II Simpósio de Museologia da UFMG. O evento é sediado pela UFMG e sua programação se estende até sexta-feira, dia 28. Está prevista a participação de inúmeros especialistas brasileiros e estrangeiros em museologia universitária.

Os debates vão ocorrer em torno do tema Museus Universitários - Ciência, Cultura e Promoção Social, por meio de mesas-redondas e minicursos. A abertura oficial ocorre às 19h, no auditório da Reitoria, no campus Pampulha - avenida Antônio Carlos, 6.627. O objetivo dos eventos é promover o intercâmbio de experiência e de propostas políticas e operacionais para a atuação dos museus, tendo em vista suas diversas funções: produção de conhecimento, difusão e popularização da ciência e cultura, educação e promoção social.

Conforme prevê programação dos encontros, o debate de abertura do Fórum vai reunir, às 9h dessa terça-feira, dia 25, no auditório da reitoria, o secretário de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia, Ildeu de Castro Moreira, a superintendente de Museus de Minas Gerais, Silvânia Souza do Nascimento, o diretor do Departamento de Museus do Iphan/Ministério da Cultura, José nascimento Júnior e a presidente do Fórum de Museus Universitários, Maria das Graças Ribeiro.

No mesmo dia, às 10h40, ocorre, ainda, a inauguração do Laboratório de Pesquisa e Educação Inclusiva do Museu de Ciências Morfológicas do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade (ICB). Todas as atividades do evento acontecerão no campus Pampulha da UFMG, à avenida Antônio Carlos, 6.627. Clique aqui para conhecer a programação dos demais dias.

Mais informações no sítio www.ufmg.br/forumdemuseus.