Universidade Federal de Minas Gerais

Reprodução (Observatório)
chuva_meteoros.gif
Ilustração de chuva de meteoros e sua relação com a passagem de um cometa

Chuva de estrelas é atração no Observatório Astronômico da UFMG neste sábado

sexta-feira, 11 de agosto de 2006, às 12h01

Uma madrugada especial aguarda o público apaixonado por astronomia, neste sábado, dia 12. Entre 1h e 4h da madrugada, quem se dispuser a olhar para o céu no Observatório Astronômico Frei Luiz da UFMG, na Serra da Piedade, município de Caeté, poderá apreciar as Perséides, ou simplesmente chuva de estrelas.

As estrelas cadentes são o nome popular para meteoros, vistos quando se incendeiam, após entrarem na alta atmosfera da Terra. A chuva ocorre apenas em determinadas épocas do ano, quando a Terra passa por uma região da própria órbita, em que um cometa deixou rastro de matéria, composto de gases e poeiras desprendidos por ele, conforme explica o monitor do Observatório, Breno de Matos Barbosa Sales.

"As partículas sólidas desse rastro de matéria, que são 'varridas' pela Terra, entram na atmosfera, aumentando consideravelmente o número de meteoros observados do solo", explica Breno, em texto disponível no sítio do Observatório (www.observatorio.ufmg.br/dicas07.htm).

meteoro2.gifEle prossegue, observando que, "como a grande maioria dessas partículas são bastante pequenas e não conseguem chegar ao solo, uma chuva de meteoros não representa nenhum risco para nós, no entanto, elas podem vir a danificar satélites em órbita."

A programação especial de observação das Perséides é aberta ao público. Para chegar ao Observatório, distante a 50 Km de Belo Horizonte, é necessário pegar a BR-381 (antiga BR-262) até o trevo de Caeté. A partir daí, deve-se entrar na estrada à direita, até o trevo indicando o Santuário Nossa Senhora da Piedade e entrar novamente à direita, até o alto da Serra da Piedade.

Mais informações pelo telefone (31) 3409-5679, e-mail astrocon@fisica.ufmg.br e no sítio do Observatório: www.observatorio.ufmg.br.