Universidade Federal de Minas Gerais

Dimang Kon Beu/Divulgação
Toxoplasmose.jpg
O reitor Ronaldo Pena assina o convênio ao lado do secretário Marcelo Teixeira

UFMG assina convênio com Estado para ampliar Teste do Pezinho

quarta-feira, 1 de novembro de 2006, às 18h01

Termo de Cooperação Técnico-Científico entre Secretaria de Estado de Saúde (SES), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Medicina daquela instituição e Núcleo de Ações e Pesquisas em Apoio e Diagnóstico (NUPAD) foi celebrado nesta quarta-feira, 1º de novembro. O objetivo da parceria é fomentar a identificação da toxoplasmose no recém-nascido por meio da triagem neonatal.

Assinaram o convênio o secretário de Estado de Saúde, Marcelo Teixeira, o reitor da UFMG, Ronaldo Tadeu Pena, o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade, Francisco José Penna, e o diretor do NUPAD, José Nélio Januário.

Em termos de serviço público, este será o maior estudo já feito, no país, relacionado à detecção da toxoplasmose por meio da Triagem Neonatal. Também conhecida como Teste do Pezinho (leia mais), a triagem é uma estratégia para o diagnóstico precoce de algumas doenças congênitas. Quase sempre, elas são imperceptíveis ao exame médico a que é submetido um recém-nascido.

Parceria
"Somos parceiros da UFMG, que, mais uma vez, oferecerá não só atendimento de qualidade, como nos dará subsídios para a realização de um estudo epidemiológico importante para a determinação da prevalência da toxoplasmose no Estado", explanou o secretário de Estado de Saúde, Marcelo Teixeira, durante a assinatura do Termo, na sede da Secretaria, em Belo Horizonte.

"A gente fica satisfeito com esta parceria, que significa mais um passo de excelência à saúde da população. Ficamos ainda mais felizes por haver esse diálogo de alto nível com o governo do Estado", destacou o reitor da UFMG, Ronaldo Pena.

A Secretaria, de acordo com o termo, vai apoiar e acompanhar as ações pertinentes à execução do estudo e disponibilizar as informações necessárias para UFMG e Nupoad, visando subsidiar o desenvolvimento das atividades a serem executadas.

Também, de acordo com o convênio, a UFMG e o Nupad vão executar, em comum acordo com a Secretaria as ações pertinentes à execução do estudo, emitir relatórios sobre as atividades em desenvolvimento, o que vai alimentar o sistema de informação da Secretaria, e, finalmente, avaliar os resultados alcançados por meio das medidas pactuadas. (Com Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde)