O modelo de Educação a Distância (EAD) construído para a oferta dos cursos foi pensado tendo em vista as condições da UFMG e dos locais que sediarão os Centros de Apoio à Educação a Distância (CAEDs).
Manter a mesma qualidade e rigor de todas as atividades acadêmicas da UFMG, nesta que é uma experiência nova para a Instituição, exigiu empenho e dedicação de todos os professores envolvidos na formatação das licenciaturas em Química e em Ciências Biológicas.
Segundo a professora Denise Carmona, o projeto de Ciências Biológicas da UFMG aprovado pelo Programa Pró-Licencitura foi classificado em segundo lugar na área. "É um projeto fascinante de formação de professores.
Sua principal característica é a interdisciplinaridade", afirma a professora Maria Cristina Lima de Castro. Ela explica que o curso foi planejado não de acordo com a tradicional estrutura de disciplinas, mas em temas que serão desenvolvidos simultaneamente por vários departamentos.
Na sua opinião, o projeto deverá ter impactos no curso presencial do ICB, e certamente se refletirá na forma de ensinar dos professores da rede pública que se formarem por esse método.
Segundo a professora Ione Maria Ferreira de Oliveira, matriz curricular do curso de Licenciatura em Química, modalidade a distância, aprovada na Congregação do Instituto de Ciências Exatas (Icex) em maio passado de 2006, é semelhante à do presencial. "A única diferença é que o curso a distância foi preparado em módulos bimestrais", explica.
Na sua opinião, a grande vantagem da semelhança entre os dois cursos é que ambos poderão ser "discutidos e refletidos em conjunto".