Universidade Federal de Minas Gerais

Arquivo Rede Lê
Rede Le.jpg
Rede Lê: espaço para criação e divulgação de atividades comunitárias

Laboratório de Vivências Colaborativas da UFMG quer criar cidade virtual da cultura

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007, às 10h06

Constituir na Universidade espaço de trabalho coletivo entre as áreas tecnológicas, humanas e sociais que possibilite pesquisar o desenvolvimento e a execução de políticas públicas, além de oferecer meios digitais para a participação social.

Essa é a expectativa para o trabalho iniciado, em novembro, pelo Laboratório de Vivências Colaborativas, mais conhecido como Pontão de Cultura da UFMG. A iniciativa, que conta com a parceria entre a Universidade, a Fundep, órgãos governamentais e entidades do terceiro setor, é referência em Minas Gerais e tem como base a experiência da Rede de Inclusão e Aletramento Digital - Rede.Lê.

A metodologia da Rede vai subsidiar a construção de plataformas de trabalho colaborativo. "Estamos desenvolvendo software que oferece meios para a constituição de uma rádio, edição de áudio e produção de música de várias maneiras, pois todos os instrumentos e possibilidades sonoras estarão disponíveis nesse sistema", explica a coordenadora da Rede.Lê e do Centro de Convergência de Novas Mídias, Regina Helena Alves da Silva.

Outra plataforma que será constituída é o Centro de Memória Social. "As pessoas que vão fazer a discussão do sentido da memória de suas comunidades e que tipo de acervo querem criar: sonoros, visuais, orais", completa a professora do departamento de História da UFMG. Ela relata que esse trabalho vai culminar na construção da Cidade Virtual da Cultura. "Todas as atividades serão realizadas a partir de software livre. Com esse sistema, é possível retrabalhar, ampliar e transformar as possibilidades de criação", ressalta Regina Helena. (Jornal da Fundep, número 30)