Universidade Federal de Minas Gerais

Foca Lisboa
Chico Campos.jpg
O professor Francisco Campos

Professor da Medicina integra força-tarefa internacional de formação de recursos humanos em saúde

segunda-feira, 5 de março de 2007, às 15h47

O professor Francisco Campos, coordenador do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina e o Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, foi indicado para integrar uma força-tarefa internacional encarregada de trabalhar no desenvolvimento e capacitação de profissionais de saúde baseados em países desenvolvidos.

O trabalho está sendo desenvolvido em parceria com a Global Health WorkForce Alliance (GHWA), encarregada de identificar e executar soluções para os problemas de formação de recursos humanos na área da saúde. A tarefa reúne governos, sociedade civil, instituições das finanças, trabalhadores, agências internacionais, instituições acadêmicas e associações profissionais.

O convite ao professor da UFMG se deve a uma série de ações coordenadas por ele na área, dentre as quais o projeto de Formação de Pessoal da Área da Enfermagem (Profae), do qual Campos é diretor. "Trata-se de um exemplo na área de formação em saúde no Brasil e a única experiência desenvolvida no mundo em escala para atender à magnitude deste desafio", afirma.

Para o professor Francisco Penna, diretor da Faculdade de Medicina, a distinção alcança os especialistas que vem colaborando com o tema dos recursos humanos, entre os quais vários pesquisadores da Unidade.