Universidade Federal de Minas Gerais

Foca Lisboa
DSC_2224.JPG
Engenheiro do Centro de Estudos Aeronáuticos pinta parte da estrutura da aeronave FS01

UFMG apresenta resultados de pesquisa com aeronaves autônoma e não-tripulada

sexta-feira, 13 de abril de 2007, às 0h00

A UFMG apresenta, nesta sexta-feira, 13, às 11h, o resultado oficial dos testes com aeronaves autônoma e não-tripulada, desenvolvidas com tecnologia inteiramente nacional.

Fruto de estudos realizados no contexto do projeto multidisciplinar Sistemas de Desenvolvimento de Veículos Aéreos Autônomos e Não-Tripulados (SiDeVAAN), que reúne professores de departamentos da Escola de Engenharia e do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), a pesquisa aponta para soluções em áreas relevantes para o Brasil, por sua grande extensão territorial, como monitoramento de fronteiras, pulverizações de lavouras e inspeções de linhas de transmissão.

A apresentação será durante café da manhã, com a presença do reitor Ronaldo Pena, de autoridades da área científica do Estado, pró-reitores, pesquisadores, diretores de unidades e chefes dos departamentos envolvidos e de jornalistas da imprensa local, especialmente convidados para o evento.

Tecnologia
“Seria possível comprar tecnologia externa, mas assim não desenvolveríamos no Brasil essa competência. Um dos objetivos do SiDeVAAN é apropriar tecnologia e avançar nas diversas dimensões envolvidas, em inúmeros tipos de aplicação, especialmente na área ambiental”, comenta o coordenador do projeto, professor Mário Fernando Montenegro Campos, do departamento de Ciência da Computação.

Nesta sexta-feira também será apresentada a aeronave FS01, que estará exposta de 17 a 20 de abril na feira Latin American Air and Defense (Laad), em Brasília. Desenvolvida no Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA) da Escola de Engenharia, a FS01 concretiza parceria do SiDeVAAN com a empresa Flight Solutions, especializada em desenvolvimento e integração de veículos aéreos não-tripulados. O FS01 é um veículo não-tripulado tático, de médio alcance e média altitude, com estrutura de material composto. Com envergadura de 4,7 metros, recebe diversos tipos de equipamentos para vigilância e sensoriamento em tempo real.

Serviço
Projeto: Sistemas de Desenvolvimento de Veículos Aéreos Autônomos e Não-Tripulados (SiDeVAAN)
Equipe: pesquisadores Mário Fernando Montenegro Campos, Luís Antônio Aguirre, Paulo Iscold e Leonardo Torres.

Data: 13 de abril de 2007
Horário: 11h
Local: Galpão do Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA), Departamento de Engenharia Mecânica, Escola de Engenharia da UFMG, campus Pampulha.