Programa_de_Isencao_da_Taxa_de_Inscricao_vestibular_2008.jpg

UFMG recebeu 26.500 inscrições para seu Programa de Isenção da Taxa do Vestibular

sexta-feira, 25 de maio de 2007, às 16h28

A UFMG registrou, até esta sexta-feira, 25 de maio, 26.500 inscrições ao Programa de Isenção da Taxa de Inscrição do Vestibular. O benefício destina-se às pessoas que, ao apresentarem documentação exigida para análise de especialistas da UFMG, comprovem a impossibilidade de arcar com a taxa de inscrição, que no ano passado foi de R$ 115.

Segundo o professor Antonio Zumpano, coordenador adjunto do Vestibular da UFMG, há previsão de que os números cheguem a 27 mil inscrições. O número é cerca de 10% maior do que no ano passado, quando 23.888 pessoas se inscreveram no Programa. "O aumento do número de inscritos contraria a tendência de queda dos últimos anos. Para esta edição, a venda de kits do programa e o volume de inscrições foram maiores devido à intensificação, nas escolas e outros espaços públicos, de nossa campanha de divulgação ", explica.

Para esta edição, em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, a Copeve ampliou a publicidade em torno do Programa. Além da distribuição de 6 mil cartazes da iniciativa nas escolas mineiras, foram feitos outdoors, busdoors e spots de rádio em todo o Estado. Em termos de vendas de kits da iniciativa, os números passaram de 30 para 40 mil volumes comprados pelos candidatos.

Inscrições
Para se inscrever no Programa, os interessados tiveram que comprar, por R$ 1,50, o Kit-Isenção, que trazia o formulário de preenchimento, o edital e todas as informações sobre a iniciativa. "Neste ano, o candidato contou com informações sobre os últimos Vestibulares, como relação candidato/vaga, e a respeito dos programas de assistência da Fump", explica Regina Lúcia Silva Rezende, coordenadora técnica do Programa.

Resultado
O resultado do Programa de Isenção sai no dia 6 de agosto. Para saber se foi beneficiado, os candidatos devem acessar o endereço eletrônico da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) - www.ufmg.br/copeve -, procurar a Copeve no campus Pampulha (avenida Antônio Carlos, 6.627 - Unidade Administrativa 3) ou ligar para (31) 3409-6700.

Edição anterior
Para o Vestibular 2007, a Copeve deferiu 16.838 pedidos, o que correspondeu a 70% dos 23.888 inscritos. Desse total, 12.860 candidatos receberam isenção total e outros 3.978, a parcial, correspondente a 50% do valor da taxa.

Aprimoramento
Nos últimos anos, a Copeve tem aprimorado significativamente o Programa de Isenção. Ao longo de 2004, por exemplo, nos locais de venda e postagem dos kits, atendentes realizaram questionário com os candidatos, com o objetivo de saber suas dúvidas mais freqüentes durante a inscrição. "Detectamos dúvidas com relação a documentação, postagem, inscrição de candidatos com necessidades especiais, preenchimento de questionário e comprovantes de despesas", enumera Regina Lúcia Silva Rezende, coordenadora técnica do Programa. Hoje, o registro de problemas mais freqüentes no preenchimento dos formulários é realizada por telefone.

Para solucionar tais problemas, o kit passou a contar com lista das perguntas mais freqüentes e suas respectivas respostas. Além disso, à época, o questionário socioeconômica passou por reformulação. Certas questões, inclusive, foram retiradas. Excluímos certas variáveis e incluímos outras, de forma a tornar mais objetivo o questionário", explica Regina Rezende. Em relação aos procedimentos do Programa, as visitas técnicas por amostragem à casa de 20% dos candidatos foram mantidas. A iniciativa é importante para confirmação das informações enviadas pelas pessoas através do formulário.

Atendimento ao candidato
Para mais informações sobre o Programa, os candidatos devem ligar para o telefone (31) 3409-6700. Os interessados também podem acessar a página da Copeve: www.ufmg.br/copeve.