Universidade Federal de Minas Gerais

Ceale debate discute habilidades de leitura e escrita de crianças com três anos de escolaridade

quarta-feira, 6 de junho de 2007, às 14h54

Habilidades de leitura e escrita desenvolvidas por crianças com três anos de escolaridade é o tema abordado da conferência da professora Delaine Cafiero, da Faculdade de Letras da UFMG, que participa da última edição do Ceale Debate do semestre, no dia 14 de junho. Aberto ao público, o evento é realizado no auditório Prof. Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação (FaE), sempre às 19h30, e não há necessidade de inscrição prévia.

A partir de resultados da Avaliação Censitária, que vem sendo realizada com alunos que ingressaram aos 6 anos, em 2004, na rede pública de ensino de Minas Gerais, a conferencista apresentará o que as crianças, após três anos de escolaridade, sabem sobre a escrita. Além disso, analisará os métodos de um estudo sistêmico, as diferenças entre avaliação amostral e censitária, os resultados da Avaliação Censitária de 2006, e apresentará sugestões sobre como melhorar os resultados de leitura e escrita nas séries iniciais.

Pesquisadora do Ceale, Delaine Cafiero é doutora em lingüística pela Universidade Estadual de Campinas e autora do livro Leitura como processo, publicado pela coleção Alfabetização e Letramento, do Ceale. Atualmente, a professora trabalha na equipe de coordenação da Avaliação Censitária do Ciclo de Alfabetização.

Pioneirismo mineiro
Minas Gerais foi o estado pioneiro, no Brasil, a implementar a obrigatoriedade do Ensino Fundamental de nove anos. A ampliação do tempo de escolaridade, desde 2004, busca propiciar melhores condições para aquisição da leitura e da escrita por crianças de todas as classes sociais. Foram realizadas capacitações de professores, monitoramento por meio de avaliações sistêmicas periódicas e várias outras ações para conseguir que um maior tempo da criança na escola resulte em melhorias na aquisição da escrita.

Por dois anos seguidos, já foi aplicada pela equipe do Ceale a Avaliação Censitária do Ciclo de Alfabetização. Participaram do último teste um total de 259.734 crianças, com três anos de escolaridade. Os resultados indicam que 21,5% delas encontram-se num estágio recomendável de desempenho: estão alfabetizadas e conseguem resolver problemas difíceis na leitura; e, entre outras coisas, conseguem identificar o assunto de uma frase e/ou de um texto curto e estabelecer relações de continuidade temática.

A maioria dos alunos, 61,1%, encontra-se em estágio intermediário: basicamente lêem frases. Outros 17,4% dos alunos estão com baixo desempenho em leitura e escrita: são capazes apenas de ler e escrever no máximo palavras soltas.

Transmissão ao vivo
A palestra terá o áudio transmitido ao vivo pela Rádio FaE, em sua página na internet (www.radio.fae.ufmg.br), ou no Portal Ceale (www.fae.ufmg.br/ceale), onde também ficarão disponíveis os arquivos da apresentação utilizada pela conferencista.

Criado em março de 1994, o Ceale Debate é um evento permanente, promovido pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), órgão complementar da FaE. O objetivo é apresentar e discutir estudos e pesquisas finalizados, ou em fase de conclusão, que possam auxiliar a atuação e a formação de profissionais envolvidos no ensino da leitura e da escrita.

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente