Universidade Federal de Minas Gerais

Crisp.jpg

Centro de Estudos da UFMG coordena visita de cidadãos a 15 delegacias de polícia de BH

terça-feira, 23 de outubro de 2007, às 11h04

Quinze delegacias de polícia de Belo Horizonte estão sendo visitadas nesta semana (de 22 a 28 de outubro) por pessoas recrutadas em universidades e entidades da sociedade civil. O objetivo é avaliar a qualidade dos serviços oferecidos pelas unidades e fortalecer a relação entre polícia e cidadãos.

A Segunda Semana de Visitas a Delegacias de Polícia é um projeto internacional organizado pela Altus Aliança Global, que tem com parceiro em Belo Horizonte o Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da UFMG.

Durante uma semana, 1.500 cidadãos visitarão delegacias em mais de 30 países ao redor do mundo, utilizando o mesmo instrumento de avaliação, traduzido para 17 idiomas. A avaliação vai considerar orientação à comunidade; condições materiais; tratamento igualitário ao público; transparência e prestação de contas; e condições de detenção. No Brasil, 260 cidadãos vão visitar 160 delegacias.

Modelos de atendimentoAssim como na primeira edição do evento, em 2006, a Altus reconhecerá o trabalho das delegacias com notas excepcionalmente altas, divulgando práticas consideradas modelares nacional e internacionalmente. Além disso, serão selecionadas três delegacias no Brasil como exemplares do ponto de vista do atendimento ao público para concorrer com comissarias da Argentina, Chile e Colômbia e compor o grupo de três melhores da América do Sul.

No Brasil, as visitas são coordenadas pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), da Universidade Candido Mendes, do Rio de Janeiro, membro fundador da Altus, em parceria com organizações policiais e da sociedade civil de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. A coordenação regional das visitas em Belo Horizonte é feita por Klarissa Almeida Silva, pesquisadora do Crisp.

(Com Assessoria de Comunicação do Crisp)