O Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) dará início, na quarta-feira, 21 de novembro, às comemorações dos 50 anos do curso de história da UFMG. A abertura será com o seminário A universidade e o curso de história: o pensamento brasileiro no século XX. O evento irá de quarta a sexta-feira, no auditório Professor Baesse, no quarto andar do prédio da Fafich (avenida Antônio Carlos, 6.627, Pampulha). O seminário terá conferências, mesas-redondas e uma aula-show na arena da Fafich (quinta-feira, dia 22, às 17h30), em que pesquisadores e músicos irão interpretar e comentar composições de Chico Buarque e Edu Lobo. A abertura do evento será na quarta-feira, dia 21, às 19h30, com pronunciamentos do diretor da Fafich, João Pinto Furtado, da presidente da comissão 50 Anos do Departamento de História/UFMG, Priscila Carlos Brandão Antunes, da vice-reitora da UFMG, Heloísa Starling, e do chefe do Departamento de História da universidade, Mauro Lúcio Leitão Condé. Em seguida, às 20h, a professora Eliana Regina de Freitas Dutra apresenta a conferência O pensamento brasileiro, os cursos de história e a nação. Clique aqui para acessar o site dos 50 anos da história e conferir a programação completa do seminário. Exposição O curso de história da UFMG foi criado institucionalmente no segundo semestre de 1957 e começou a funcionar de forma independente no primeiro semestre de 1958. A criação se deu com base em diretrizes do governo federal, de 1955, que promoveram o desdobramento dos cursos de história e geografia. Esse movimento conferiu nova relevância às duas disciplinas a partir daquele período e ao longo da segunda metade do século XX.
As comemorações prosseguem no ano que vem. Em março de 2008, será montada exposição com fotos, banners, documentos e uma série de registros sobre o curso, seus atuais e antigos professores e os alunos e ex-alunos. O aniversário significa, também, o início do projeto Memória da História, que prevê o resgate e a organização de um rico acervo de informações, documentos, registros e depoimentos sobre as contribuições do curso à sociedade e ao debate intelectual brasileiro.