Universidade Federal de Minas Gerais

Foca Lisboa
DSC_6778.JPG
Reunião entre a Reitoria e os estudantes durou cerca de três horas e contou com a participação das diretoras do Instituto de Geociências

Termina reunião do reitor com estudantes, que fazem assembléia

segunda-feira, 7 de abril de 2008, às 20h26

Terminou, agora há pouco, a reunião do reitor da UFMG, Ronaldo Pena, e a vice-reitora, Heloísa Starling, com um grupo de cerca de 300 estudantes que protestam contra a ação da Polícia Militar no campus Pampulha, na quinta-feira, 3 de abril, durante a exibição do filme Grass/Maconha no Instituto de Geociências (IGC). Durante cerca de três horas, o reitor e a vice-reitora responderam reivindicações dos estudantes e falaram sobre a posição da Universidade em relação à ação da PM.

A reunião foi no auditório da Reitoria, onde os estudantes permanecem para a realização de uma assembléia sobre o assunto.

Após a reunião, Ronaldo Pena reafirmou que a comissão de sindicância instituída na sexta-feira pela Reitoria vai apurar a responsabilidade pela entrada da PM no campus. "Vamos buscar compreender o que aconteceu. Certamente, [a autorização] não foi aqui da administração central da Universidade", disse.

Os protestos dos estudantes começaram ao meio-dia de hoje, em frente à Reitoria, e culminaram na invasão do prédio, por volta das 14h. O reitor afirmou que, se os manifestantes decidirem manter a ocupação, o assunto será levado ao Conselho Universitário, órgão máximo de deliberação da Universidade. "Não concordo com ocupação do espaço público", declarou Ronaldo Pena.

Outras informações:
Reitor discute ação da PM com estudantes da UFMG
Estudantes continuam no prédio da Reitoria
Estudantes realizam manifestação no campus Pampulha
COMUNICADO DA REITORIA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA
Reitoria cria comissão para apurar presença da PM no Instituto de Geociências