Universidade Federal de Minas Gerais

Engenheiros civis discutem sustentabilidades do PAC

quarta-feira, 17 de setembro de 2008, às 7h33

Executando o PAC com sustentabilidade é o tema da 24ª Semana de Engenharia Civil da UFMG, que será aberta hoje, 17, no Expominas.

Promovido pelo Grêmio de Engenharia Civil, o evento abordará, que prossegue até sexta-feira, 19, abordará temas como Sistema construtivo racionalizado em alvenaria estrutural e as obras do PAC; e Inovações tecnológicas para estruturas em aço, em palestras ministradas por professores da UFMG. Também haverá estudos de casos, minicurso e palestra sobre tendências na gestão de projetos.

Aberta a todos os interessados no tema, a Semana pretende aproximar do mercado os estudantes de Engenharia Civil. “Todos os temas estão ligados à questão da infra-estrutura, fundamental no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, explica um dos coordenadores do evento, Daniel Moreira Coelho, aluno do 5º período de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da UFMG.

Estudantes devem fazer inscrição prévia, nos dias 15 e 16 de setembro, mediante pagamento de taxa de R$20,00, no Grêmio de Engenharia Civil, na Avenida Contorno, 842, 4º andar, sala 409.

Mais informações: (31) 3409-1751

Programação

Dia 17, quarta-feira
Expominas – Sala Diamantina
10h - Inovações Tecnológicas para Estruturas em Aço – Francisco Carlos Rodrigues (Professor do Departamento de Engenharia de Estruturas da UFMG)

13h - Integração entre Arquitetura e Engenharia para Promoção da Sustentabilidade na Construção Civil – Rejane Magiag Loura (Professora do Departamento de Engenharia de Materiais e Construção da UFMG)

14h - Infra-estrutura e Investimento em Estádios - Ricardo Raso (Diretor de Infra-Estrutura – ADEMG)

15h - Propriedades do Concreto Auto-Adensável e suas Aplicações –
Gabriel Ribeiro (Professor do Departamento de Engenharia de Estruturas da UFMG)

16h - Sistema Construtivo Racionalizado em Alvenaria Estrutural e as obras do PAC – Roberto Márcio (Professor do Departamento de Engenharia de Estruturas da UFMG)

17h - Planejamento Estratégico – Trilha do Sucesso

Sala Sicepot
17h às 21h - Minicurso: Gestão de Projetos como Fator de Competitividade – Eng. Ítalo Coutinho (Saletto Engenharia) – (Inscrição Gratuita para os participantes do evento – sujeito à disponibilidade)

Dia 18, quinta-feira
8h - Geossintéticos – Maria das Graças Gardoni (Professora do Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia da UFMG)

9h - Pavimento de Concreto na Pavimentação Brasileira e as Obras do PAC –
Eng. Dalter Godinho (Associação Brasileira de Cimento Portland)

10h - Tendências na Gestão de Projetos – Paulo Andery (Professor do Departamento de Engenharia de Materiais e Construção da UFMG)
Sistema CONFEA – CREA/CREA-JR – Frederico Martins
Concurso Mãos à Obra

Dia 19, sexta-feira
Auditório São João Del Rey
10h - Pleitos e Reivindicações em Obras: Como Fazê-los? Como Rebatê-los? –
Eng. João Antônio Almeida Jr. e Eng. Geovane Mendes Martins

13h - Túnel Bala – Ênio de Freitas – Completa Engenharia LDTA

14h - Análise de Viabilidade Econômica de Empreendimentos –
Eng. Fernando Penna

15h - O Profissional e o Mercado de Trabalho - Psicóloga Eliana (Fundação Mendes Pimentel)

16h - Infra-estrutura Aeroportuária – Eng. Adair Moreira Júnior (Superintendente da Infraero)

17h - Gerenciamento de Riscos em Projetos de Engenharia: Estudo de Caso –
Eng. Antônio Augusto Pereira

18h - Construção Sustentável em Aço – Eng. Marcos Eulálio de Paula Ferreira (Usiminas)

(Assessoria de Imprensa da UFMG)